Topo

Milhares de mexicanos eufóricos comemoram nas ruas vitória sobre Alemanha

17/06/2018 17h48

FUT-COPA-MEXICO-RUAS-FESTA:Milhares de mexicanos eufóricos comemoram nas ruas vitória sobre Alemanha

Por Roberto Ramírez e Berengere Sim

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Milhares de mexicanos eufóricos saíram às ruas para comemorar, neste domingo, a vitória por 1 x 0 da seleção do país sobre a atual campeã Alemanha, em sua estreia na Copa do Mundo da Rússia.

Antes do fim da partida, centenas de torcedores foram ao Anjo da Independência, monumento no centro da Cidade do México onde os torcedores costumam celebrar conquistas esportivas.

“É o melhor presente que poderíamos receber”, disse à Reuters Marco Figueroa, que festejava com sua esposa e filhos a inesperada vitória da seleção, que coincidiu com a data em que os mexicanos comemoraram o Dia dos Pais. 

Junto a eles, uma multidão pulava com a bandeira do México nos ombros e grandes sombreiros, enquanto cantavam “Cielito Lindo”, uma canção popular que torcedores usam para torcer pela seleção mexicana, conhecida como “Tri”. 

Outros mexicanos foram às redes sociais para comemorar a vitória. “México, sim, é possível”, escreveu Marcelo Samper no Facebook. 

O presidente Enrique Peña Nieto também usou sua conta no Twitter para dar parabéns à equipe: “Confirmado: o México compete com os melhores do mundo e ganha deles. Muitas felicidades à seleção mexicana! Grande partida!”, escreveu. 

Mas o grande ânimo dos mexicanos foi além. O Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas disse que seus sensores detectaram um leve abalo sísmico na Cidade do México depois do gol de Hirving Lozano, sem que o movimento fosse confirmado pelas autoridades. 

Na enorme Praça da Constituição da capital, homens, mulheres e crianças vestindo a camisa da seleção também festejaram bastante, enquanto em bares e restaurantes da região famílias completas brindavam o placar.

"Eu sabia que venceríamos. Fui ver a Virgem de Guadalupe especialmente para pedir que fizéssemos esse gol e que não tomássemos nenhum”, disse, alegre, Ángel Pérez, um turista do norte do México que visitava a cidade.