Topo

Fifa multa México após "Chicharito" pedir para torcida parar com gritos homofóbicos

20/06/2018 13h50

FUT-COPA-CHICHARITO-HOMOFOBIA:Fifa multa México após "Chicharito" pedir para torcida parar com gritos homofóbicos

Por Andrew Downie

SOCHI, Russia (Reuters) - O atacante mexicano Javier "Chicharito" Hernández pediu aos torcedores do seu país que parem com o canto homofóbico nos jogos da Copa do Mundo, argumentando que isso poderia levar a novas multas da Fifa, o que acabou acontecendo nesta quarta-feira.

A Fifa aplicou uma multa aos mexicanos de 10 mil francos suíços pelo que chamou de "cantos discriminatórios e insultuosos" durante a surpreendente vitória de 1 x 0 sobre a Alemanha no domingo.

Mais cedo, Hernández postou uma mensagem no Instagram pedindo aos torcedores que parem com seus cantos depreciativos durante as cobranças de tiro de meta de seus oponentes.

"Para todos os torcedores mexicanos nos estádios, não gritem 'puto'", disse Hernández. "Não vamos arriscar outra sanção."

O México causou uma grande surpresa na Copa ao derrotar a Alemanha em seu jogo de estreia no Grupo F. A próxima partida será contra a Coreia do Sul no sábado.

Os mexicanos há muito tempo gritam a palavra, classificada por grupos de direitos gays como homofóbica.

Embora a equipe mexicana tenha apelado antes para o fim dos gritos --os jogadores até lançaram um vídeo sobre o assunto em 2016-- alguns torcedores não cederam.

Milhares de mexicanos invadiram a Rússia para a Copa do Mundo e alguns repetiram o grito durante a partida contra a Alemanha no domingo, levando a Fifa a anunciar procedimentos disciplinares no começo da semana.

A Federação Mexicana de Futebol foi punida 12 vezes pelo canto homofóbico durante a campanha de classificação para a Copa do Mundo, recebendo advertências em dois casos e multas em outros 10.

O grito também foi amplamente ouvido nos jogos do México na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando a Fifa não tomou medidas. Mas posteriormente a entidade lançou uma dura campanha e outras equipes latino-americanas também foram multadas.