Topo

Líder checheno torna egípcio Salah cidadão honorário

23/06/2018 10h01

FUT-COPA-SALAH-CHECHENO:Líder checheno torna egípcio Salah cidadão honorário

MOSCOU (Reuters) - O líder da Chechênia, Ramzan Kadyrov, tornou a estrela da seleção de futebol do Egito Mohamed Salah cidadão honorário da região localizada no sul da Rússia, em um banquete de despedida realizado para a equipe egípcia, que já está eliminada da Copa do Mundo.

Grupos de defesa dos direitos humanos e governos de países ocidentais alegam que as autoridades chechenas reprimem adversários políticos e discriminam mulheres e minorias sexuais, acusações que os líderes da região negam.

A seleção do Egito está sediada na Chechênia para seus treinamentos durante a Copa e Kadyrov, que é apoiado pelo Kremlin, aproveitou as oportunidades para aparecer ao lado de Salah, cuja capacidade de marcar gols pelo Liverpool e pelo Egito o transformaram em uma estrela internacional.

"Mohamed Salah é um cidadão honorário da República Chechena. Sim, é isso! Nesta noite assinei um decreto conferindo esta alta premiação ao grande futebolista e membro das equipes do Liverpool e do Egito", escreveu Kadyrov no Telegram.

Salah recebeu um distintivo e uma cópia do decreto no jantar da noite de sexta-feira, disse Kadyrov.

A assessoria de imprensa da seleção do Egito não respondeu aos e-mails da Reuters pedindo comentários.

Kadyrov assumiu a Chechênia em 2007, apoiado pelo Kremlin para impor um controle rígido sobre a região muçulmana onde a Rússia travou duas longas e caras guerras contra separatistas desde o colapso da União Soviética.

Em entrevista à BBC nesta semana, ele negou violações de direitos humanos e, rindo, rejeitou a ideia de que estava usando a presença de Salah para propósitos de propaganda.

"Não usamos este tipo coisa para a política. Nossos inimigos são pagos para escreverem artigos assim. Não convidei Mohamed Salah ou a equipe do Egito, eles nós escolheram por si próprios", disse.

(Reportagem de Mark Trevelyan, Jack Stubbs e Denis Pinchuk)