Topo

Associação argentina pede que jornalistas "demonstrem ser argentinos" em meio a polêmica

24/06/2018 16h10

FUT-COPA-ARGENTINA-JORNALISTAS:Associação argentina pede que jornalistas "demonstrem ser argentinos" em meio a polêmica

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA) criticou duramente os jornalistas argentinos, em meio a rumores de um rompimento total entre jogadores e equipe técnica da seleção depois da goleada de 3 x 0 sofrida diante da Croácia e que deixou a Argentina dependendo de outros resultados para avançar no Mundial. 

A derrota para a Croácia pela segunda rodada do grupo D provocou uma crise na seleção argentina. No sábado, foram publicadas várias versões sobre um suposto "golpe de estado" dos jogadores sobre Jorge Sampaoli depois de uma reunião entre jogadores, equipe técnica e o presidente da AFA. 

Apesar de desmentidas as histórias, o poder do treinador parece realmente ter sido reduzido e fragmentado, e as referências da equipe parecem ter conseguido uma maior influência na armação da equipe e do sistema para enfrentar a Nigéria na partida de fechamento do grupo. 

O presidente da AFA, Claudio "Chiqui" Tapia, se apresentou no domingo em uma entrevista coletiva acompanhando Javier Mascherano e Lucas Biglia, e com um discurso áspero e desafiante disparou contra os jornalistas que cobrem o dia a dia da seleção alviceleste. 

"Realmente (os jornalistas) são o quarto poder. Não se esqueçam que são comunicadores e com esta função que vocês têm de poder comunicar transcendem, instalam e tergiversam. Antes, falavam dos times, de como jogam, hoje está tudo desvirtuado, mas isso vamos deixar para depois do Mundial", expressou Tapia. 

"Pedimos que acompanhem o grupo, esta equipe técnica, e este sonho de conseguir a classificação. Queremos que deem um apoio aos jogadores. Garotos, hoje vocês têm a oportunidade, vocês que viveram deste grupo, de demonstrar que realmente são argentinos", acrescentou. 

(Reportagem de Marcelo Androetto)