Topo

Esporte

Espanha busca empate com Marrocos e enfrentará Rússia nas oitavas de final

25/06/2018 17h18

FUT-COPA-ESPANHA-MARROCOS:Espanha busca empate com Marrocos e enfrentará Rússia nas oitavas de final

Por Steve Keating

KALININGRADO, Rússia (Reuters) - Iago Aspas saiu do banco de reservas para marcar nos acréscimos e garantir à Espanha um dramático empate em 2 x 2 com Marrocos nesta segunda-feira pelo Grupo B da Copa do Mundo, resultado que deu aos espanhóis a liderança da chave e uma vaga nas oitavas de final do torneio para enfrentar a Rússia.

Quando Marrocos caminhava para conquistar sua primeira vitória no torneio, Aspas marcou o gol de empate depois de Youssef En-Nesyri colocar os marroquinos à frente aos 36 minutos da segunda etapa com um brilhante cabeceio.

O gol de empate da Espanha foi originalmente anulado por impedimento, mas a decisão foi revertida após uma longa análise do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) em meio a cenas caóticas dentro de campo.

A Espanha ficou com o primeiro lugar do grupo por ter marcado mais gols que Portugal, depois de os atuais campeões europeus terem empatado em 1 x 1 também nesta segunda, com o empate iraniano vindo nos acréscimos.

"Houve muita incerteza, não sabíamos se tínhamos terminado em primeiro até meus colegas de time me contarem", disse Aspas. "O importante é que classificamos e que terminamos em primeiro no grupo."

"Todos aceitariam terminar em primeiro no grupo quando ele foi sorteado, então você tem que pensar sobre tudo que aconteceu (se referindo à demissão do técnico Julen Lopetegui às vésperas do torneio), mas simplesmente nos concentramos em trabalhar duro."

O atacante marroquino Khalid Boutaib deu uma vantagem inicial ao time africano após erro da Espanha no meio-campo, mas Isco empatou ao receber passe dentro da pequena área de Andrés Iniesta.

O Marrocos, já eliminado, voltou a marcar aos 36 minutos do segundo tempo, quando En-Nesyri subiu alto para cabecear, marcando o gol que parecia prestes a causar a primeira derrota da Espanha desde a Euro 2016. Mas Aspas garantiu a igualdade já nos acréscimos.

A Espanha enfrentará a Rússia nas oitavas de final.

"Temos que ter autocrítica, não é assim, não podemos dar tantas oportunidades", disse o técnico da Espanha, Fernando Hierro, após a partida.

"Temos poder ofensivo, jogadores de qualidade, mas temos que ajustar as transições, em que as equipes com muito físico nos causam muito problema", acrescentou.

O Marrocos surpreendeu os espanhóis com um jogo de muita intensidade.

"Deixamos a Copa do Mundo com a cabeça erguida", disse o meia do Marrocos Faycal Fajr. "Nós demos tudo, defendemos nossas cores. As pessoas não conheciam o Marrocos antes da Copa do Mundo, demos um bom exemplo, e agora as pessoas conhecem o Marrocos."

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte