Topo

Brasil é eliminado da Copa do Mundo com derrota por 2 x 1 para Bélgica

06/07/2018 17h15

FUT-COPA-BRASIL-BELGICA:Brasil é eliminado da Copa do Mundo com derrota por 2 x 1 para Bélgica

(Reuters) - O Brasil deu adeus à Copa do Mundo nesta sexta-feira ao ser derrotado por 2 x 1 pela Bélgica nas quartas de final, com um gol contra de Fernandinho abrindo caminho para uma derrota que encerrou campanha de uma equipe que chegou à Rússia cercada de expectativas de título e saiu mais uma vez frustrada.

Essa foi a terceira vez nos últimos quatro Mundiais que o Brasil foi eliminado nas quartas de final, mesma fase em que caiu em 2006 e 2010, tendo ido além apenas na Copa de 2014 em casa, em que foi goleado por 7 x 1 pela Alemanha na semifinal.

Depois de ir para o intervalo perdendo por 2 x 0 para a Bélgica, o Brasil pressionou insistentemente durante toda a segunda etapa, mas só conseguiu descontar uma vez, com Renato Augusto, aos 31 minutos, e viu os belgas avançarem para o duelo na semifinal contra a França.

O Brasil teve atuações ruins de seus principais jogadores até então no Mundial, Neymar e Philippe Coutinho, e irá lamentar chances de empate desperdiçadas pelo próprio Coutinho e por Renato Augusto.

A seleção também reclamou de pênaltis não marcados em Gabriel Jesus e Neymar, em lances que chegaram a ser revistos pelo árbitro de vídeo, mas que não foram marcados.

O Brasil até começou a partida bem e teve a primeira chance de gol logo aos 7 minutos, numa cobrança de escanteio de Neymar desviada por Miranda que chegou a Thiago Silva, mas o zagueiro não conseguiu finalizar como gostaria e mandou a bola na trave.

No entanto, a partir do gol contra marcado por Fernandinho apenas seis minutos depois, em cobrança de escanteio belga desviada na primeira trave por Kompany, os jogadores brasileiros pareceram sem forças para reagir ao baque.

Com Neymar em péssima partida, Coutinho apagado e Gabriel Jesus novamente inoperante no ataque, a seleção brasileira não conseguiu chegar ao empate, e nas poucas finalizações conseguidas ainda esbarrou em uma atuação segura do goleiro Courtois.

Os belgas, liderados por grande atuação do trio ofensivo Lukaku, Hazard e De Bruyne, aumentaram o sofrimento brasileiro ainda no primeiro tempo em um excelente contra-ataque aos 31 minutos puxado por Lukaku e finalizado com força e precisão por De Bruyne no canto do goleiro Alisson.

A necessidade de buscar o resultado levou o Brasil ao ataque desde o início do segundo tempo, com a entrada de Firmino no lugar de Willian na volta do intervalo, e a seleção brasileira conseguiu pressionar os belgas dentro de sua própria intermediária durante boa parte da etapa final

Jogadores brasileiros pediram a marcação de um pênalti de Kompany em Gabriel Jesus aos 10 minutos, mas o árbitro sérvio Mirolad Mazic ignorou os apelos e o pênalti não foi marcado, mesmo com revisão do árbitro de vídeo.

Logo depois Jesus deu lugar a Douglas Costa, em nova tentativa do técnico de Tite de chegar ao primeiro gol, mas os brasileiros foram tomados pelo nervosismo e erraram muitos passes, além de precipitarem finalizações que não levavam perigo.

Renato Augusto, que entrou no lugar de Paulinho, até conseguiu descontar para o Brasil com uma bonita cabeçada em bola enfiada por Coutinho, mas o Brasil não conseguiu chegar ao segundo gol que levaria a partida para a prorrogação.

Nos minutos finais, Neymar também reclamou de pênalti e o lance chegou a ser revisado pelo árbitro de vídeo, mas a penalidade não foi marcada.

Os belgas agora enfrentarão a França nas semifinais.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)