Topo

De Paris a Moscou, torcedores franceses enlouquecem com vitória na final da Copa do Mundo

15/07/2018 15h16

FUT-COPA-FRANCESES-COMEMOTACAO:De Paris a Moscou, torcedores franceses enlouquecem com vitória na final da Copa do Mundo

Por Matthias Blamont e Damir Khalmetov

PARIS/MOSCOU (Reuters) - Milhões de torcedores franceses deliraram de alegria com a vitória da França por 4 x 2 sobre a Croácia na final da Copa do Mundo, neste domingo, em Moscou, que motivou cenas de êxtase de Paris a Marselha, e além. 

Em Paris, onde 90.000 pessoas reuniram-se perto da Torre Eiffel para assistir à partida em telões, houve coros da Marselhesa, buzinas e centenas de milhares de bandeiras com o vermelho, branco e azul da bandeira da França. 

O barulho dos fogos de artifício tomou conta do ambiente e os carros buzinaram incessantemente para comemorar o segundo título mundial da França, depois do triunfo de 1998 em casa. 

Um coro de “Somos os campeões, somos os campeões” era ouvido da basílica de Sacré-Coeur, no norte da cidade, a Sorbonne, na margem esquerda do Rio Sena. 

Mesmo antes do apito final da decisão, multidões tomaram a Champs Élyéees, o elegante bulevar que leva ao Arco do Triunfo, um local tradicional de comemorações, incluindo a parada do Dia da Bastilha na véspera. 

“É incrível o que eles fizeram”, disse Josh, de 41 anos, que viajou da Bretanha a Paris para assistir à partida. “Pogba, Mbappé, Griezmann -- eles estão no topo do mundo”, disse, nomeando três jogadores que se destacaram. 

“Somos campeões do mundo! É fenomenal, simplesmente fenomenal”. 

Mesmo torcedores de futebol que não estavam torcendo para a França, mas estavam na capital francesa para a partida, foram tomados pela ocasião e pelas incríveis cenas de comemoração. 

“A França não era meu time, mas estou feliz por eles”, disse Sarah, inglesa de 24 anos de Birmingham, que está estudando medicina em Paris. 

“Os jogadores mostraram algo especial o tempo inteiro, algo que eu gostei, e eu não tinha certeza que venceriam, mas venceram. Muitas pessoas vão ficar bêbadas, se já não estiverem”.

Emissoras de televisão francesas mostraram cenas de comemoração em Marselha e ao redor do sul da França, enquanto em Moscou, para onde dezenas de milhares de torcedores viajaram para ver o jogo, junto com o presidente Emmanuel Macron e a sua mulher, Brigitte, houve lágrimas de alegria no meio do mar de vermelho, branco e azul. 

“É incrível”, disse Brioche Pasquier, de 57 anos, um torcedor dentro do estádio Luzhniki. “Estou feliz. Eu cheguei a Moscou esta manhã especialmente para a final”. 

O técnico francês, Didier Deschamps, elogiou o time, apesar de sinais de nervosismo no começo da partida e muitas oportunidades perdidas durante o jogo. 

“É realmente bonito. É incrível. Nós não jogamos uma grande partida, mas mostramos muita força mental”, disse Deschamps.