Topo

Djokovic vence Anderson e conquista Wimbledon pela 4ª vez

15/07/2018 13h18

TENIS-WIMBLEDON-FINAL:Djokovic vence Anderson e conquista Wimbledon pela 4ª vez

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - O sérvio Novak Djokovic conquistou seu quarto título de Wimbledon ao derrotar impiedosamente o gigante sul-africano Kevin Anderson por 6-2, 6-2 e 7-6 (7-3), neste domingo, na Quadra Central do All England Club.

Depois do drama monumental das duas semifinais, as duas mais longas da história de Wimbledon, a final foi um anticlímax, com um amplo domínio de Djokovic para encerrar uma seca de dois anos sem títulos de torneios do Grand Slam.

Anderson, tentando se tornar o primeiro sul-africano a conquistar o título masculino de Wimbledon, passou um total de 21 horas em quadra para chegar à primeira final de sua carreira na grama de Londres, e o seu tanque de combustível parecia vazio nos primeiros dois sets. 

Djokovic, que precisou encerrar sua épica semifinal contra Rafael Nadal no sábado após interrupção na sexta-feira, perdeu intensidade em alguns momentos no terceiro set e salvou cinco set points para evitar o retorno de Anderson à partida. 

O sérvio depois abriu vantagem no tiebreak e comemorou o seu 13º título de torneios do Grand Slam quando Anderson mandou uma devolução de saque na rede. 

Djokovic, que passou por uma queda de desempenho e de forma física nos últimos dois anos e entrou no campeonato como apenas o 12º cabeça de chave, cometeu somente 13 erros não forçados em uma final em que apresentou evidências de que está de volta ao seu melhor. 

“É um sentimento maravilhoso porque, pela primeira vez na minha vida, eu tenho alguém gritando ‘papai, papai’”, disse Djokovic na quadra enquanto segurava o troféu com o filho Stefan, junto ao restante da família e do seu estafe. 

“Foi a minha primeira final de Grand Slam em uns dois anos e não há lugar melhor para voltar a ela”, disse.

“Parabéns a Kevin, ele fez um grande torneio”.