Topo

Croácia é palco de grandes comemorações após maior sucesso do país no futebol

16/07/2018 18h15

FUT-COPA-CROACIA-CELEBRA:Croácia é palco de grandes comemorações após maior sucesso do país no futebol

Por Igor Ilic

ZAGREB (Reuters) - Centenas de milhares de croatas em camisas vermelhas e brancas foram às ruas da capital Zagreb nesta segunda-feira para receber a seleção nacional após os jogadores chegarem à final da Copa do Mundo da Rússia.

Apesar de ter perdido para a França em Moscou no domingo, a Croácia conquistou seu melhor resultado em uma Copa do Mundo, superando o terceiro lugar conquistado há 20 anos na Copa do Mundo da França. “Eles perderam a final, mas conquistaram o mundo”, dizia a manchete do jornal Jutarnji List.

    O sucesso da seleção croata na Rússia levou evidente felicidade ao pequeno país de 4 milhões de habitantes e celebrações foram transmitidas ao vivo nas redes de TV do país a partir do momento em que o avião que saiu de Moscou se aproximou do aeroporto de Zagreb.

    Em homenagem à seleção, o avião foi escoltado por dois caças após entrar em espaço aéreo croata. No desembarque, canhões de água criaram um arco de água pelo qual o avião passou e um tapete vermelho foi colocado para os jogadores.

A equipe andou em um ônibus com teto aberto até o centro da cidade por ruas lotadas de centenas de milhares de animados torcedores. Mas, após um passeio de uma hora, o ônibus parou a cerca de um quilômetro da praça central por não conseguir passar pela multidão.

    Mais de 100 mil pessoas aguardaram por horas na praça, gritando e balançando bandeiras e cartazes.

    “Case comigo, Rebic”, dizia um dos cartazes, direcionado ao atacante croata Ante Rebic.

    “Nós temos obrigação de usar esta oportunidade para crescer, melhorar nossas infraestruturas de futebol e tentar melhor ainda mais”, disse Robert Prosinecki, ex-meia da Croácia que conquistou a medalha de bronze na França, em 1998, nas comemorações no centro de Zagreb.