Topo

Novo técnico da Espanha Luis Enrique promete evolução - e surpresas

19/07/2018 14h50

FUT-ESPANHA-ENRIQUE:Novo técnico da Espanha Luis Enrique promete evolução - e surpresas

Por Joseph Cassinelli

MADRI (Reuters) - O novo técnico da Espanha, Luis Enrique, disse nesta quinta-feira que sua chegada ao comando da seleção campeã mundial em 2010 será completamente em torno de “evolução, e não revolução”, mas o ex-técnico do Barcelona também prometeu muitas surpresas em sua primeira convocação.

Famosa por seu estilo de jogo tiki-taka, focado em passes e posse de bola, a Espanha sofreu nesta Copa do Mundo, sendo considerada uma das seleções favoritas no início da competição.

    As preparações entraram em turbulência quando o técnico Julen Lopetegui foi demitido na véspera da competição, quando foi revelado que ele havia concordado em se tornar técnico do Real Madrid, e Fernando Hierro assumiu o comando temporariamente.

A Espanha conseguiu somente uma vitória na fase de grupos, sobre o Irã, e foi eliminada pela anfitriã Rússia nas oitavas de final.

“Não haverá uma revolução, e sim uma evolução. Você pode evoluir um estilo de jogo sem alterá-lo, como eu mostrei no Barcelona”, disse Enrique em entrevista coletiva.

    “O futebol é uma constante evolução e nós iremos buscar fazer isto com a ideia atual que temos. Nós podemos jogar bom futebol, ser agressivos, controlar a bola e ferir nossos adversários. Há coisas que nós precisamos melhorar, também”.

    Enrique, que comandou o Barcelona entre 2014 e 2017, vencendo dois títulos da Liga Espanhola e a Liga dos Campeões de 2015, também deu a entender que irá escolher jogadores a partir de estilo de jogo, ao invés de reputação.

    “Mal posso esperar para anunciar meu primeiro elenco; haverá muitas surpresas, isto é certo. A primeira lista que compus possuía cerca de 70 jogadores”.

    “É bom eles não saberem se estarão ou não incluídos de maneira definitiva, e eu não conversei com nenhum jogador ainda”, acrescentou.