Topo

Milan poderá competir na Liga Europa graças a reversão de suspensão da Uefa

20/07/2018 13h48

FUT-MILAN-LIGAEUROPA:Milan poderá competir na Liga Europa graças a reversão de suspensão da Uefa

Por Elvira Pollina e Emilio Parodi

MILÃO (Reuters) - O Tribunal Arbitral do Esporte reverteu nesta sexta-feira uma decisão da Uefa de banir o Milan da próxima temporada da Liga Europa, dizendo que as finanças do time italiano melhoraram depois de uma troca de proprietário recente.

No mês passado, a entidade reguladora do futebol europeu disse que o Milan não cumpria uma exigência de equilíbrio de renda e despesa de seus regulamentos de Fair Play Financeiro, acrescentando que o clube não apresentou provas suficientes de sua estabilidade financeira.

Desde então o fundo de cobertura norte-americano Elliott Management assumiu o controle do time endividado do empresário chinês Li Yonghong e prometeu injetar 58,5 milhões de dólares para ajudar a estabilizar suas finanças.

Li comprou o clube da liga italiana do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi no ano passado com ajuda da Elliott, mas depois não ressarciu o fundo.

Em um comunicado, a corte disse que a Uefa não foi capaz de levar em conta alguns elementos importantes à época de sua decisão, "em particular que a situação financeira do clube está melhor agora, depois da mudança recente de proprietário".

O tribunal devolveu o caso à Uefa para que esta "emita uma nova medida disciplinar proporcional com base na situação financeira atual do clube".

Pelos regulamentos da Uefa, qualquer time que gasta mais do que arrecada pode enfrentar sanções –inclusive, em certas circunstâncias, a proibição de participar de competições administradas pela entidade.