Topo

Alonso anuncia aposentadoria da Fórmula 1 para fim da temporada

14/08/2018 14h30

F1-ALONSO-APOSENTADORIA:Alonso anuncia aposentadoria da Fórmula 1 para fim da temporada

(Reuters) - O bicampeão mundial Fernando Alonso anunciou nesta terça-feira que vai se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada.

O piloto espanhol de 37 anos está disputando atualmente sua 17ª temporada na F1 e a quinta pela equipe McLaren, e seu nome tem sido fortemente ligado a uma participação nas 500 Milhas de Indinápolis no ano que vem à medida que tenta conquistar a "Tríplice Coroa do Automobilismo".

Alonso, que já conquistou duas vitórias do GP de Mônaco de F1, venceu as 24 Horas de Le Mens em sua estreia pela Toyota em junho neste ano e está em nono lugar na classificação do Mundial de Pilotos da Fórmula 1.

"Após 17 anos neste esporte maravilhoso, é hora para mim de fazer uma mudança e seguir em frente", disse Alonso em comunicado divulgado pela McLaren.

"Ainda há vários grandes prêmios pela frente nesta temporada, e irei participar deles com mais comprometimento e paixão do que nunca".

O também espanhol Carlos Sainz, que irá perder seu lugar na equipe Renault para Daniel Ricciardo na próxima temporada, é um forte candidato a substituir Alonso, ao lado do piloto reserva da McLaren, Lando Norris.

Alonso iniciou sua carreira na F1 com a atualmente extinta Minardi em 2001 e dois anos depois foi contratado pela Renault. Ele se tornou o mais jovem campeão mundial da categoria com a escuderia francesa em 2005, e conquistou novamente o título no ano seguinte.

A carreira do espanhol inclui 32 vitórias, 22 poles positions e 97 pódios até o momento, mas ele não ganha uma corrida desde a vitória no GP da Espanha de 2013 com a Ferrari.

(Por Simon Jennings em Bengaluru; Reportagem adicional de Hardik Vyas)