Topo

Federação espanhola adia aprovação de duelo entre Girona e Barça em Miami

21/09/2018 14h08

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - Os planos da liga espanhola de transferir a partida entre Girona e Barcelona no dia 26 de janeiro para Miami estão em dúvida, depois que a federação espanhola de futebol (RFEF) se recusou a autorizar a medida até receber mais informações sobre a partida.

"Recebemos uma carta da RFEF pedindo mais informações sobre nossa proposta de jogar uma partida da La Liga nos EUA, vamos fornecer essas informações", disse o chefe de comunicações da liga espanhola, Joris Evers, à Reuters nesta sexta-feira.

De acordo com os estatutos da Fifa, entidade que comanda o futebol mundial, qualquer partida de uma competição doméstica disputada fora do país de origem da liga tem de ser aprovada pela federação local, pela entidade continental --no caso a Uefa-- e pelas federações local e continental do país que receberá o jogo --nesse caso a federação dos EUA e a Concacaf.

"Eles não estão dizendo não, eles estão pedindo mais documentos. Evidentemente, eles não estão muito dispostos, mas eu ainda estou otimista", disse o presidente da La Liga, Javier Tebas, a jornalistas do lado de fora da sede da entidade nesta sexta.

Em agosto, a federação espanhola levou a Supercopa da Espanha para fora do país pela primeira vez, quando o Barcelona enfrentou o Sevilla em Tânger, no Marrocos.

"A federação pode não gostar da ideia de jogarmos esse jogo, mas o presidente da RFEF tem de resolver isso legalmente, com o precedente de ter levado um jogo a Tânger após tudo o que foi dito sobre adulterar a competição", acrescentou Tebas.

"O jogo (em Miami) ainda está vivo, sem dúvida. Acreditamos que estamos no nosso direito e vamos responder todas as dúvidas colocadas na carta."

"Não é sobre querer jogar um jogo em Miami, é um plano estratégico para promover nossa marca em meio a uma competição implacável por direitos de transmissão."

O Girona e o Barcelona rejeitaram os pedidos da Reuters para comentarem o assunto.

(Reportagem de Rodrigo De Miguel em Madri)