Topo

Presidente da Fifa diz que Copa do Mundo do Catar será a melhor de todas

23/10/2018 20h24

DOHA (Reuters) - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, elogiou o progresso da infraestrutura do Catar nas preparações para a Copa do Mundo de 2022, e disse que o torneio tem tudo para ser o melhor de todos, durante uma visita ao país-sede nesta terça-feira. 

O tamanho pequeno do país, as altas temperaturas e a falta de infraestrutura prévia de estádios levaram alguns a questionarem a decisão da Fifa de escolher o país para sediar o evento, mas o Catar desde então lançou grandes projetos de construção e prometeu completar sete novos estádios até 2020. 

"Você pode ver o progresso sendo feito aqui quatro anos antes do início do evento", disse Infantino através de um comunicado do comitê local organizador da Copa do Mundo no Catar, depois de ter visitado o estádio de Al Wakrah, que tem capacidade para 40 mil torcedores. 

"O estádio é muito impressionante. Quando você entra aqui, você imediatamente sente o quanto ele é imponente".

"A Copa do Mundo da Rússia foi a melhor até hoje, mas a Copa do Mundo de 2022 no Catar - Eu tenho certeza - será melhor ainda", acrescentou Infantino. 

A logística do próximo torneio ficou ainda mais complicada no ano passado, quando Arábia Saudita, Barein, Emirados Árabes Unidos e Egito cortaram laços diplomáticos, comerciais e de transporte com o Catar, acusando o país de financiar o terrorismo, o que é negado pelo Catar. 

O Catar já disse, no entanto, que continua com seus ambiciosos planos de infraestrutura para receber a Copa do Mundo - a peça central na estratégia de Doha para se projetar em nível global - e já inaugurou um porto de 7,4 bilhões de dólares e espera abrir sua primeira linha de metrô até o final do ano. 

(Reportagem de Eric Knecht)