Topo

Cidadãos de Calgary rejeitam plano de candidatura à Olimpíada de 2026

14/11/2018 11h06

(Reuters) - As esperanças de Calgary de sediar a Olimpíada de Inverno de 2026 foram frustradas na terça-feira, quando os cidadãos votaram majoritariamente contra o plano da cidade do oeste canadense de se candidatar à vaga.

Mais de 56 por cento dos eleitores votaram "não" no plebiscito –uma margem surpreendentemente assimétrica, já que os dois lados acreditavam em uma disputa acirrada na cidade que sediou os Jogos de Inverno de 1988.

Após o alto comparecimento, que rendeu 340 mil votos e refletiu o interesse na votação, os resultados oficiais mostraram que 132.832 pessoas apoiaram e 171.750 rejeitaram uma candidatura de Calgary à sede dos Jogos.

O desfecho foi mais um golpe no Comitê Olímpico Internacional (COI), que tem visto o interesse em sediar o evento multiesportivo diminuir dramaticamente porque seu tamanho e custo dispararam.

A votação de Calgary deixou a sueca Estocolmo e uma proposta italiana envolvendo Milão e Cortina d'Ampezzo como os únicos candidatos ainda no páreo.

A cidade suíça de Sion, a japonesa Sapporo e a austríaca Graz desistiram no início deste ano, e no mês passado a turca Erzurum foi eliminada do processo seletivo pelo COI, que escolherá a melhor proposta em junho de 2019.

Embora o plebiscito de Calgary não tenha caráter obrigatório, o conselho municipal de 15 membros deve respeitar a decisão quando se reunir na segunda-feira para decidir se leva adiante a candidatura.

A Calgary 2026 e o Comitê Olímpico do Canadá (COC) admitiram que o povo manifestou sua vontade, e o último disse que encerrará suas operações nas próximas semanas.

Pequim sediará a próxima Olimpíada de Inverno em 2022.

(Por Andrew Both em Cary, Carolina do Norte; reportagem adicional de Steve Keating em Toronto e Karolos Grohmann em Berlim)