Topo

COI sofre para encontrar sede de Jogos de Inverno de 2026 após mais uma desistência

16/11/2018 16h09

Por Karolos Grohmann

(Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) está enfrentando a maior crise em décadas em seu processo seletivo para uma sede olímpica, já que várias cidades desistiram de se candidatar à Olimpíada de Inverno de 2026 e só sobraram duas candidatas no páreo.

Na terça-feira a cidade canadense de Calgary se tornou a mais recente a abdicar de uma candidatura à sede dos Jogos de 2026 depois que mais de 56 por cento de seus eleitores votaram "não" em um plebiscito por não estarem convencidos de que o evento vale o investimento de muitos bilhões de dólares.

De uma lista original de sete cidades, só Estocolmo e uma proposta italiana continuam na disputa, e ambas lutam para obter apoio local e governamental.

    Calgary, que sediou os Jogos de Inverno de 1988, se tornou a quarta cidade a desistir no meio da corrida, seguindo a suíça Sion, a japonesa Sapporo e a austríaca Graz. A turca Erzurum foi eliminada pelo COI no mês passado.

    Sobraram Estocolmo, que desistiu de ser a sede de 2022 por se assustar com o custo dos Jogos, e a candidatura dupla e frágil de Milão e Cortina d'Ampezzo.

    A proposta italiana, que envolveu Torino até esta desistir em função de um desentendimento com as outras duas, está longe de ter garantido o apoio político necessário em meio ao aperto financeiro do país.

    Já a capital sueca enfrenta a oposição de um novo governo municipal que disse no mês passado que se oporá a qualquer proposta que inclua um financiamento dos contribuintes.

    O COI, que escolherá o vencedor em 2019, custa a entender o que deu errado após as reformas dos últimos anos e os programas criados para baratear as candidaturas e a organização dos Jogos.