Topo

De Minaur vence Seppi e levanta primeiro troféu em Sydney

12/01/2019 11h45

(Reuters) - O jovem australiano Alex de Minaur conquistou seu primeiro título na carreira ao vencer o veterano italiano Andreas Seppi por 7-5 e 7-6 (5) e conquistar o ATP de Sydney neste sábado, após seu segundo jogo disputado em cinco horas.

De Minaur, que venceu o francês Gilles Simon por 6-3 e 6-2 na semifinal, surgiu no cenário do tênis ao avançar à final de Sydney um ano atrás, mesmo estando no 167º lugar do ranking, mas no fim acabou derrotado para o russo Daniil Medvedev.

O jogador de 19 anos mostrou por que é conhecido cada vez mais como um tenista que não desiste das jogadas e desta vez não mostrou sinais de que sairia decepcionado de quadra como no ano passado, se tornando o primeiro australiano a conquistar o troféu desde Bernard Tomic em 2013.

"É uma loucura que isso realmente tenha acontecido. Eu pensei que não aconteceria", disse De Minaur depois de receber o troféu. "Vocês não sabem o quanto significa ganhar na frente de todos vocês, na minha casa."

Seppi acertou 27 winners contra 21 de De Minaur, mas o jovem cometeu oito erros não-forçados a menos que o adversário e ganhou 20 pontos na rede para selar a vitória, sem mostrar sinais de cansaço por ter vencido Simon depois da chuva adiar a partida originalmente marcada para a sexta-feira.

Este é provavelmente o último ATP de Sydney em seu formato atual - um torneio que surgiu em 1885 - com a Copa do Mundo da ATP começando na próxima temporada.

Depois de derrotar o Simon na semifinal, De Minaur criticou os organizadores do Aberto da Austrália por não ter conseguido adiar sua estreia no primeiro Grand Slam do ano.

Ele voará para Melbourne no domingo, antes do jogo de primeira rodada contra o português Pedro Sousa na tarde de segunda-feira.

"O que é mais irritante é eu ter que jogar segunda-feira no Aberto da Austrália e não ser ajudado como australiano jogando em sua própria casa", disse a 27º cabeça-de-chave.

"Eu acho que eles estão punindo os australianos por jogarem bem em seus torneios em casa e ... não é isso que eles deveriam estar fazendo."

(Reportagem de Simon Jennings em Bengaluru)