Topo

Djokovic recupera calma no último set e derrota Shapovalov no Aberto da Austrália

19/01/2019 12h41

Por Sudipto Ganguly

MELBOURNE (Reuters) - O cabeça-de-chave Novak Djokovic recuperou a calma após perder o terceiro set e derrotou o jovem canadense Denis Shapovalov neste sábado, avançando para a quarta rodada do Aberto da Austrália com parciais de 6-3, 6-4 4-6 e 6-0.

A vitória garantiu que o sérvio continuará no posto de número um do mundo quando o novo ranking for divulgado em 28 de janeiro. Na próxima fase, ele enfrentará outro prodígio, dessa vez o russo Daniil Medvedev, na disputa por uma vaga nas quartas-de-final.

Djokovic entrou em quadra com um histórico de 17 vitórias seguidas contra canhotos em Grand Slams, desde que perdeu para Rafael Nadal no Aberto da França em 2014, e deu poucos sinais no início de que não aumentaria esse número para 18.

Shapovalov sabia que teria de pressionar as devoluções se quisesse ter qualquer chance de vencer, e embora ele tenha contado cinco winners a mais que o sérvio, acabou contabilizando também 24 erros não forçados.

“Tirando a pequena vacilada que dei no terceiro set... acho que joguei bem, especialmente o quarto set”, disse Djokovic a jornalistas.

“Esperava que Denis se expusesse e fosse agressivo. Eu apenas me mantive sólido no fundo da quadra e saquei bem, joguei os pontos certos.”

Ganhador de 14 torneios de Grand Slam, Djokovic impôs sua autoridade logo no início, quebrando três vezes o saque do canadense de 19 anos e aproveitando o único breakpoint que teve no segundo set, quando abriu vantagem de 5-4 e alargou sua distância para o adversário.