Topo

Nadal vence norte-americano Tiafoe e enfrentará grego sensação Tsitsipas nas semis na Austrália

22/01/2019 18h03

Por Sudipto Ganguly

MELBOURNE (Reuters) - O espanhol Rafael Nadal manteve a bandeira da velha guarda no Aberto da Austrália com uma vitória por 6-3, 6-4 e 6-2 sobre o norte-americano Frances Tiafoe neste terça-feira e enfrentará nas semifinais outro jogador da nova geração, o grego Stefanos Tsitsipas.

A partida de Nadal contra Tiafoe, que completou 21 anos no domingo, era apontada como um intrigante duelo de gerações depois da derrota de Roger Federer diante de Tsitsipas, mas o segundo cabeça de chave foi impiedoso e chegou à semifinal sem perder sequer um set no torneio.

Vencedor de Grand Slams por 17 vezes, Nadal quebrou o primeiro game de serviço de Tiafoe em cada um dos sets e selou a vitória com uma segunda quebra no terceiro set para vencer em uma hora e 47 minutos.

"Senti que conseguir a quebra no começo de cada set me deu muita confiança. E eu estava sacando bem, jogando de forma sólida", disse Nadal a jornalistas.

Nadal foi forçado a abandonar a partida por lesão no quinto set das quartas de final no ano passado contra Marin Cilic, que acabaria chegando à final.

"É muito emocionante para mim estar de volta à semifinal em Melbourne", disse Nadal ainda na quadra. "Tive problemas neste torneio durante toda a minha carreira."

Nadal enfrentará a sensação grega de 20 anos Tsitsipas por uma vaga na final do Aberto da Austrália. Mais cedo, Tsitsipas tornou-se o primeiro tenista de seu país a chegar à semifinal de um Grand Slam com uma vitória por 7-5, 4-6, 6-4 e 7-6(2) sobre o espanhol Roberto Bautista Agut.

Depois que Nadal destruiu Alex de Minaur, o altamente cotado tenista australiano de 19 anos, na terceira rodada e Tiafoe nas quartas, Tsitsipas será mais um jovem a desafiar o espanhol.

"Quando você enfrenta esses jogadores jovens, eles estão melhorando constantemente. Ele está com confiança. Ele venceu várias boas partidas. Será difícil", disse Nadal.

"Para mim é sempre a mesma coisa: você está na semifinal de um Grand Slam, não pode esperar um adversário fácil. Stefanos é um dos melhores jogadores do mundo", afirmou.

"Para ter a chance de estar nessa final, preciso jogar o meu melhor, e é isso que eu espero."