Topo

Olimpíada de 2020 pode transformar Tóquio, diz governadora

18/02/2019 11h19

Por Jack Tarrant

TÓQUIO (Reuters) - A Olimpíada de 2020 pode "abrir caminho para uma nova Tóquio" e, juntamente com a Copa do Mundo de Rúgbi deste ano, deixar um legado semelhante ao dos Jogos de Verão de 1964, disse a governadora da capital japonesa, Yuriko Koike, nesta segunda-feira. 

"Estes dois grandes eventos servirão como uma prancha de salto para transformar nossa cidade", afirmou ela.

"Este ano de 2019 será essencial para tornar estes Jogos um sucesso e abrir caminho para uma nova Tóquio."

"Mas a métrica para o sucesso não será limitada só à competição; queremos liderar o Japão para além de 2020, mudar a maneira como Tóquio pensa e transformar nossa sociedade", disse.

Da última vez em que a metrópole sediou a Olimpíada, em 1964, o evento deu à cidade a oportunidade de se reformular, descartando uma reputação abalada pela guerra e mostrando uma face moderna ao mundo.        

Um boom imobiliário transformou Tóquio antes dos Jogos, o trem de alta velocidade Shinkansen começou a operar e uma classe média crescente passou a comprar geladeiras e outros utensílios domésticos, incluindo televisões para assistir à competição.

Desta vez a herança pode ser de uma natureza menos palpável.

"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio anteriores de 1964 deixaram um legado de infraestrutura, como a Via Expressa Metropolitana de Tóquio e a rede do trem-bala de Shinkansen", disse Yuriko, ex-ministra da Defesa e do Meio Ambiente.

"Pretendo que os Jogos de Tóquio de 2020 deixem um legado mais intangível. Também pretendo que os Jogos de 2020 deixem um legado cultural e que os próprios Jogos sejam uma celebração da cultura."

Yuriko está concentrada em tornar Tóquio mais diversa e também vem pleiteando uma série de programas ambientais para que a cidade seja uma líder na luta contra a mudança climática.

Ela também vê a Paralimpíada como uma chance de tornar Tóquio, notoriamente difícil para a circulação de cidadãos e visitantes portadores de necessidades especiais, mais acessível.

"Acredito que a Paralimpíada, em particular, será um evento essencial que determinará o sucesso dos Jogos de Tóquio de 2020", afirmou.

"Esta será a primeira vez em que uma cidade sedia sua segunda Paralimpíada de verão, e como a cidade que tem esta honra Tóquio pretende liderar o país no fortalecimento de padrões livres de barreiras nas acomodações."