Topo

Osaka precisa controlar timidez para lidar com a fama, diz Kvitova

21/02/2019 12h19

(Reuters) - A bicampeã de Wimbledon, Petra Kvitova, disse que a timidez de Naomi Osaka é um problema para ela, que se esforça para lidar com a crescente atenção recebida em decorrência de seu sucesso em torneios de Grand Slam e sua ascensão ao topo do ranking mundial.

    Osaka admitiu ter dificuldade em lidar com a atenção de ser a tenista mais bem classificada do mundo, depois de uma derrota surpreendente da francesa Kristina Mladenovic em Dubai na terça-feira.

    Essa foi a primeira partida da jogadora de 21 anos desde o triunfo no Aberto da Austrália, em janeiro, quando conquistou o segundo título do Grand Slam de sua carreira. Kvitova disse que Osaka teria de se acostumar a ter um alvo nas costas.

    "Ela é a número um, uma vencedora de Grand Slam, todo mundo quer vencê-la. É assim que as tenistas estão pensando", disse Kvitova, derrotada por Osaka na final de Melbourne.

    "Lembro quando eu era jovem, eu tinha a mesma mentalidade. É assim ... é sobre experiências e ir à quadra sabendo que você é a favorita de cada partida. Todo oponente quer te derrotar. "

    A número quatro do mundo, Kvitova, conquistou seu primeiro título em Wimbledon em 2011, mas achou difícil lidar com esse sucesso.

    "Levei um tempo, ... três anos para ganhar outro Grand Slam. Eu ainda estava no top 10. Eu ainda estava lutando, mas nos grandes palcos eu não conseguia fazer isso", acrescentou Kvitova, cuja carreira sofreu uma pausa forçada após ser atacada com uma faca por um homem que invadiu sua casa, em 2016.

    "Ela (Osaka) é uma pessoa tímida, provavelmente como eu na época. Foi muito difícil para mim, com certeza. Compreendo totalmente a Naomi."

(Reportagem de Shrivathsa Sridhar, em Bengaluru)