Topo

Ao menos 21 atletas de 8 países são suspeitos de doping sanguíneo, diz procurador alemão

20/03/2019 12h09

BERLIM (Reuters) - Ao menos 21 atletas de oito nações que competem em cinco esportes são suspeitos de doping sanguíneo ligado a um médico alemão que foi preso durante uma operação antidoping da Alemanha e da Áustria no mês passado, disse o procurador-geral do Estado de Munique, Kai Graeber, nesta quarta-feira.

Cinco atletas, incluindo dois austríacos, foram presos inicialmente em 27 de fevereiro durante o campeonato mundial de esqui nórdico no resort austríaco de Seefeld. 

As prisões foram parte de uma operação conjunta da polícia alemã que visou um suposto esquema internacional de doping sanguíneo que se acredita estar sendo organizado na Alemanha.

Um médico da cidade alemã de Erfurt também foi preso, além de um total de cinco outros supostos cúmplices.

Graeber disse que o doping dos 21 atletas de cinco esportes --três de inverno e dois de verão-- ocorreu a partir de 2011.

"O cronograma (do doping) é do final de 2011 a 2019 em Seefeld", disse ele em uma coletiva de imprensa.

"Há casos de três dígitos de sangue sendo tirado e depois sendo reinjetado em todo o mundo. Na Alemanha, Áustria, Itália, Suécia, Finlândia, Estônia, Croácia, Eslovênia e Havaí".

Nenhum detalhe sobre os nomes dos atletas ou dos esportes que praticam foi divulgado. A investigação está em andamento.

Desde as prisões, outros atletas austríacos foram implicados no doping sanguíneo -- no início deste mês o ciclista Georg Preidler contou à polícia que tentou se dopar.

(Reportagem de Karolos Grohmann)