Topo

Torcedores reclamam de preços abusivos antes de final da Champions em Madri

AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

27/05/2019 13h53

Ao descobrir que uma cama em um beliche de um hostel de Madri chega a 500 euros (cerca de 2,2 mil) no final de semana da decisão da Liga dos Campeões, torcedores exigiram leis de proteção ao consumidor para blindá-los do que dizem ser preços abusivos de acomodações.

Liverpool e Tottenham Hotspur se enfrentam no dia 1º de junho, e a primeira final exclusivamente inglesa em mais de uma década provocou uma demanda gigantesca de torcedores.

O site de viagens Booking.com listou uma cama em um beliche em um quarto feminino para quatro pessoas no Open Hostel Madrid, próximo da Plaza del Rey do centro, por 500 euros (cerca de 2,2 mil). O preço inclui café da manhã, mas os chuveiros são coletivos.

Quando uma equipe da Reuters foi ao local para verificar, funcionários disseram que o preço era de 60 euros (R$ 270) e não quiseram comentar o preço online inflacionado.

Em outro extremo do espectro, o hotel cinco estrelas VP Plaza España está oferecendo uma suíte presidencial com serviço de mordomo e uso de uma frota de carros de luxo por 30 mil euros (cerca de R$ 135 mil), mais de dez vezes o preço do quarto em si, valor que inclui acesso VIP ao estádio.

"Há certos períodos do ano em Madri em que os preços sobem significativamente porque existe muita procura, e este é um destes momentos", disse a gerente de marketing do hotel, Laura Granados.

Mas os torcedores dizem que os preços foram longe demais.

"É hora de pararem de tirar proveito da lealdade dos torcedores. Estamos pedindo medidas de proteção ao consumidor para impedir que os preços sejam elevados exponencialmente e para deter a prática de remarcar acordos existentes", disse Joe Blott, presidente da torcida organizada do Liverpool Spirit of Shankly.

Muitos torcedores entendem que a demanda alta e a oferta limitada levam a um aumento nos preços das acomodações, disse Katrina Law, da torcida Tottenham Hotspur Supporters' Trust, mas também cobram uma proteção dos direitos do consumidor.

"Os torcedores de futebol estão sendo explorados", disse.

(Por Elena Rodríguez; Reportagem adicional de Richard Martin)