Topo

Equipe de refugiados de Tóquio 2020 será maior que a da Rio 2016, diz COI

20/06/2019 16h57

Por Karolos Grohmann

LAUSANNE, Suíça (Reuters) - A equipe de refugiados da Olimpíada de Tóquio de 2020 será maior do que aquela de 10 membros que estreou no Rio de Janeiro quatro anos atrás, comunicou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira.

O COI divulgou uma lista de 37 refugiados que estão usufruindo de bolsas olímpicas e que tentarão se classificar para o evento no Japão no próximo ano.

Entre eles há 10 atletas que participaram da Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016.

"A esta altura não podemos dizer que tamanho a equipe acabará tendo", disse o presidente do COI, Thomas Bach. "O que podemos dizer com alguma confiança é que será maior que a equipe da Rio 2016", afirmou.

"Todos estes 37 querem se classificar para a equipe final de refugiados olímpicos."

O COI apresentou sua primeira equipe de refugiados na Rio 2016 na tentativa de conscientizar a respeito do tema, uma das histórias mais cativantes dos últimos Jogos.

A equipe de 10 integrantes da Síria, Congo, Etiópia e Sudão do Sul atraiu os holofotes depois de marchar como penúltima delegação, atrás dos anfitriões do Brasil, na cerimônia de abertura no Estádio Olímpico. Eles competiram no atletismo, na natação e no judô.

Os 37 atletas que batalham por uma vaga em Tóquio não precisarão necessariamente cumprir os critérios internacionais de classificação para obter um lugar na equipe, mas precisarão chegar perto.

"Classificação não significa os padrões internacionais gerais", explicou Bach. "Queremos identificar aqueles atletas que cumprem estes critérios ou ao menos chegam o mais perto possível destes critérios."

Os 37 refugiados são do Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Eritreia, Etiópia, Irã, Sudão do Sul, Sudão e Síria.

Eles estão treinando atletismo, badminton, boxe, judô, caratê, natação, taekwondo e levantamento de peso em 11 países-sede, mas se reunirão em abril do ano que vem em um campo de treinamento conjunto, disse Bach.

Mais de 1 milhão de refugiados entraram na Europa só em 2016, fugindo de conflitos no Oriente Médio e outros locais, o que levou o COI a criar a primeira equipe de refugiados olímpicos.

Dezenas de milhões mais estão abrigados em campos em nações de todo o mundo desde que escaparam de guerras ou conflitos armados em sua terra natal.