Topo

Ben Simmons frustra Austrália ao desistir da Copa do Mundo de basquete

17/07/2019 12h27

MELBOURNE (Reuters) - A esperança da Austrália de conquistar sua primeira Copa do Mundo de basquete foi abalada agora que Ben Simmons desistiu do torneio para se concentrar em seus preparativos para a NBA.

Simmons, que confirmou uma renovação de contrato lucrativa com o Philadelphia 76ers na terça-feira, disse que tomou a decisão "difícil" de se ausentar do torneio entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro na China depois de consultar seu agente.

"Estou realmente empolgado com o talento que temos no elenco dos 'Boomers' especialmente à medida que nos aproximamos de 2020, quando terei a honra de representar meu país em um dos maiores palcos esportivos do mundo na Olimpíada de Tóquio", disse o jogador de 22 anos em um comunicado.

"Acabamos decidindo que era melhor eu aproveitar o tempo em setembro para voltar à Filadélfia para me familiarizar com meus novos colegas de time e me preparar para a próxima temporada da NBA", acrescentou.        

O comunicado de Simmons, que nasceu em Melbourne, veio horas depois de o Philadelphia confirmar que o manterá até a temporada 2024/25, um acordo que a mídia avaliou em 170 milhões de dólares -- o valor mais alto já pago por um atleta australiano.

Mesmo sem Simmons, a seleção da Austrália deve ser uma força na China, já que jogadores antigos e atuais da NBA como Andrew Bogut, Joe Ingles, Patty Mills, Aron Baynes e Matthew Dellavedova devem ser incluídos na equipe.

Simmons disse que disputará as partidas de aquecimento da Austrália para a Copa do Mundo contra Estados Unidos e Canadá em Perth e Melbourne no mês que vem.

A Austrália foi sorteada no Grupo H na China, ao lado de Canadá, Senegal e Lituânia.

(Por Ian Ransom)