Topo

Newcastle compra Joelinton do Hoffenheim por valor recorde

23/07/2019 17h37

(Reuters) - O Newcastle United comprou o atacante brasileiro Joelinton do time alemão Hoffenheim com um contrato de seis anos e um desembolso recorde para o clube, anunciou a equipe inglesa nesta terça-feira.

Os detalhes financeiros não foram divulgados, mas a mídia britânica estimou um negócio de cerca de 40 milhões de libras esterlinas (49,8 milhões de dólares).

    Joelinton, de 22 anos, é o primeiro contratado do time durante a janela de transferência e o primeiro sob o comando do novo técnico Steve Bruce, que substituiu Rafa Benítez neste mês.

O espanhol Benítez partiu ao final de seu contrato, que terminou em junho, dizendo que os dirigentes do clube não compartilhavam sua visão.

    "Sei que é um grande investimento que o clube fez em mim, e com isso vem uma grande responsabilidade", disse Joelinton, segundo o site do clube. "Estou altamente motivado e espero retribuir em campo."

    O recorde de taxa de transferência anterior do Newcastle foram 20 milhões de libras que o clube pagou pelo meia-armador paraguaio Miguel Almirón, do Atlanta United, da liga norte-americana, em janeiro.

Joelinton vestirá a camisa 9, que já foi usada por alguns dos maiores atacantes do time, como Alan Shearer, maior artilheiro de sua história, e até recentemente coube ao venezuelano Salomón Rondón, que já partiu.

    O brasileiro deixou Recife para jogar na liga alemã em 2015 e depois foi emprestado ao Rapid Vienna durante dois anos, marcando 21 gols em 79 atuações.

    Ele voltou para ajudar o Hoffenheim a terminar o campeonato na nona colocação na última temporada, fazendo 11 gols em 35 jogos.

    O Newcastle, que encerrou a temporada passada no 13º lugar, inicia sua campanha na liga inglesa recebendo o Arsenal no dia 11 de agosto.

(Por Alan Baldwin)