Atacante brasileiro Elkeson é convocado para seleção da China
O atacante brasileiro Elkeson está prestes a se tornar o primeiro jogador sem ancestrais chineses a jogar pela seleção da China. O atleta de 30 anos foi selecionado pelo técnico Marcelo Lippi para as eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo, que acontecem no próximo mês.
A Confederação Asiática de Futebol anunciou ontem (18) em seu site oficial a inclusão de Elkeson no elenco selecionado pelo técnico italiano, terminando com semanas de especulações sobre uma possível naturalização do atacante. As autoridades chinesas flexibilizaram as regras de elegibilidade para dar a Lippi a chance de levar a China à sua primeira Copa do Mundo desde 2002, quando o país disputou pela única vez o torneio.
O meia inglês Nico Yennaris, cuja mãe é chinesa, se tornou o primeiro estrangeiro a ser chamado para a seleção quando fez parte do time de Lippi que disputou um amistoso contra as Filipinas em junho. Ele jogou 55 minutos sob o nome de Li Ke.
Elkeson foi para o Guangzhou Evergrande em 2013 e seus gols ajudaram o clube a conquistar a Liga de Campeões da Ásia. Depois de três anos, ele acertou sua ida para o Shanghai SIPG e fez parte do elenco que ganhou o título do Campeonato Chinês pela primeira vez no ano passado. Há um mês, acertou seu retornou ao Guangzhou, onde atua ao lado dos brasileiros Paulinho, Anderson Talisca e Ricardo Goulart.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.