Topo

Entidade reguladora da Fifa instrui liga inglesa a seguir regras de uso do VAR

22/08/2019 12h45

MANCHESTER (Reuters) - O organismo formulador de leis do futebol exortou a Premier League e outras competições a seguirem as mesmas regras no uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).

A decisão decorre do receio de que a liga inglesa e a alemã, em particular, estejam aplicando interpretações diferentes no uso do VAR do que aquelas orientadas pelo Ifab, a entidade reguladora da Fifa.

"Toda competição precisa respeitar as leis do jogo e qualquer das diretrizes publicadas/comunicadas e/ou esclarecimentos do Ifab", disse um porta-voz do Ifab à Reuters.

Na quarta-feira, o Ifab emitiu uma circular sobre as mudanças recentes nas leis, incluindo o uso do VAR nas cobranças de pênalti.

As ligas inglesa e alemã optaram por deixar que os árbitros de campo decidam se o goleiro se afastou ou não da linha, e recorrer ao VAR somente se houver um erro claro da arbitragem.

Mas o Ifab insistiu que o VAR "precisa verificar qualquer violação do goleiro (e/ou do batedor de pênalti) e o VAR precisa informar o árbitro se houve um indício claro no replay".

(Por Simon Evans)