UOL Esporte Últimas Notícias
 
24/11/2008 - 21h51

Fifa suspende Federação Peruana de competições internacionais

Assunção, 24 nov (EFE).- A Fifa suspendeu hoje a Federação Peruana de Futebol (FPF) de suas competições internacionais e, em dezembro, estudará uma sanção definitiva caso as disputas entre a entidade peruana e o Governo do país continuem.

O secretário-geral da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o argentino Eduardo Deluca, anunciou nesta segunda que a FPF foi suspensa das competições da Fifa por causa de seu conflito com o Instituto Peruano do Desporto (IPD), órgão estatal presidido por Arturo Woodman e que não reconhece a autoridade de Manuel Burga como titular da federação.

Deluca disse que a Fifa tomará uma decisão definitiva a respeito durante a reunião de seu Comitê Executivo, prevista para os dias 19 e 20 de dezembro, em Tóquio.

Segundo o argentino, a sanção obrigou o Comitê Executivo da Conmebol, que se reuniu hoje nos arredores de Assunção, a manter em aberto as três vagas do Peru no sorteio para a Copa Libertadores da América de 2009, que acontecerá amanhã, na sede da entidade.

Deluca enfatizou que, na nota que anuncia a punição, a Fifa diz que "se não forem cumpridos as exigências, o reconhecimento das autoridades atuais e a independência de critério da Federação", as autoridades esportivas peruanas serão "automaticamente" desligadas da entidade.

O argentino destacou ainda que a FPF, logo após ser notificada da decisão da Fifa, recebeu "o apoio incondicional de todos os presidentes, de todos os membros do Comitê Executivo" da Conmebol.

O presidente da federação peruana, que também está na capital paraguaia, lamentou a sanção imposta pela Fifa e pediu desculpas aos torcedores peruanos.

Burga afirmou que tomará as devidas providências para reverter a situação.

"Peço ao presidente do Peru, Alan García, e ao ministro da Educação, José Antonio Chávez, que evitem que a suspensão de hoje se transforme em um desligamento definitivo", declarou Burga.

"A única coisa necessária é a boa vontade de adaptar as normas esportivas peruanas às regras internacionais, se é que queremos continuar participando das competições internacionais", disse a jornalistas o presidente da FPF.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host