UOL Esporte Últimas Notícias
 
10/12/2008 - 11h53

Morre Drazan Jerkovic, primeiro técnico da seleção da Croácia

Zagreb, 10 dez (EFE).- O ex-jogador Drazan Jerkovic, primeiro técnico da seleção da Croácia em toda a história, morreu na noite de terça em Zagreb, aos 72 anos, vítima de complicações cardíacas ligadas a problemas de diabetes.

No fim de novembro, ele teve parte da perna esquerda amputada, abaixo do joelho, por conta de problemas de circulação. O pós-operatório transcorreu normalmente, mas ele piorou muito ontem à noite, teve febre e não resistiu.

Como jogador, Jerkovic foi artilheiro da Eurocopa de 1960 e do Mundial de 1962 pela seleção da Iugoslávia, em ambas as vezes empatado com outros.

Nascido no dia 6 de agosto de 1936 na cidade de Sibenik, sua carreira em clubes foi quase toda no Dínamo de Zagreb - uma breve passagem pelo La Gantoise, da Bélgica, foi marcada por uma série de graves lesões.

Ele marcou 300 gols para o Dínamo e se tornou um dos artilheiros do clube, fazendo quatro a menos que Igor Cvitanovic. Seu desempenho o levou a ser considerado o melhor centroavante do futebol croata, mesmo acima de Davor Suker.

Como treinador, ele comandou o Dínamo, o NK Zagreb e a seleção iugoslava antes de assumir a Croácia já como nação independente, entre 1990 e 1992.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host