UOL Esporte Últimas Notícias
 
02/07/2009 - 11h07

Na Universíade, atleta australiano é internado com gripe suína

Das agências internacionais
Em Belgrado (Sérvia)
A epidemia de gripe suína chegou à Universíade. Nesta quinta-feira, autoridades sanitárias da Sérvia divulgaram que um atleta australiano foi internado no hospital militar de Belgrado com sintomas da doença.

Diversos atletas australianos que mantiveram contato com o companheiro, cujo nome não foi divulgado, foram isolados para prevenir a propagação da doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registrados 6.308 novos casos de gripe suína em todo o mundo desde segunda-feira (29). O Reino Unido foi o principal responsável por este aumento, com 2.288 novos casos, em um total de 6.538. Ainda segundo a OMS, cerca de 2 bilhões de pessoas podem ser infectadas pelo vírus A (H1N1).Leia mais sobre a gripe suína
PANDEMIA
"Não há motivo de pânico, pois as autoridades estão tomando todas as medidas de precaução", afirmou Nebojsa Ilic, diretor dos Jogos Universitários.

Este foi o 14º caso de gripe suína registrado na Sérvia desde o começo de junho. Cerca de 8 mil atletas competem na Universíade, disputada entre os dias 1º e 12 de julho em Belgrado.

Os organizadores e participantes da Universíade receberam um conjunto de recomendações médicas para prevenção do contágio e transmissão do vírus A (H1N1). O Ministério da Saúde, o Instituto para a Saúde Pública da Sérvia e um grupo de trabalho especial monitoram os possíveis casos da doença no país.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 77 mil pessoas foram infectadas pelo vírus da gripe suína, com 332 mortes. No Brasil, o número de doentes chega a 694, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (1º).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host