UOL Esporte Últimas Notícias
 
13/09/2009 - 17h58

Ex-seleção, Evanílson marca e América-MG abre vantagem na final da Série C

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O veterano Evanílson, que passou pela seleção brasileira entre 1999 e 2000, marcou um dos gols da vitória do América-MG neste domingo, na primeira partida da final da Série C do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o clube mineiro derrotou o ASA de Arapiraca por 3 a 1 nas Alagoas e conseguiu boa vantagem para a decisão do título da terceira divisão nacional.

Campeão da Copa América há dez anos pela seleção comandada por Vanderlei Luxemburgo, Evanílson abriu a vitória americana no estádio Coaracy Fonseca aos 10min do primeiro tempo. Depois de desatenção da defesa, o lateral apareceu no ataque com liberdade para receber cruzamento e completar para o gol, colocando os visitantes na frente do placar.

Embalado, o América seguiu ofensivo e tirou proveito de mais uma falha da defesa do ASA em uma jogada semelhante. A marcação deixou o atacante Fábio Bala, ex-Fluminense, sozinho para subir na área e desviar de cabeça a bola levantada e ampliar.

Antes do intervalo, porém, os alagoanos de Arapiraca esboçaram uma reação e diminuíram a vantagem dos mineiros. Júnior Viçosa foi derrubado na área por Wellington aos 27min e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o meia Rodriguinho converteu após paradinha e manteve o ASA com chances de conseguir a reação.

Em busca do empate, o ASA foi para o ataque na segunda etapa de jogo e passou a pressionar o clube mineiro em Arapiraca. Entretanto, foi o América que chegou ao gol com estilo, aos 13min. O atacante Bruno Mineiro recebeu lançamento na meia-lua e deu um toque de habilidade, encobrindo o goleiro Tutti.

Até o final da partida, o time mandante no Coaracy Fonseca conseguiu assustar os mineiros apenas em um chute de Paulão, que explodiu no travessão. O meio-campista, entretanto, foi expulso de campo minutos depois ao acumular dois amarelos e minou a possibilidade de reação do ASA.

A segunda partida da final da Série C será disputada dentro de seis dias, em 19 de setembro. Jogando em casa no estádio Independência às 16 horas, o América-MG pode até perder por um gol de diferença para se sagrar campeão da Série C, ou por 2 a 0 - gols assinalados na casa do adversário valem como critério de desempate.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host