Topo

Bimba assume a liderança na final da Copa do Mundo de vela

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

15/09/2009 19h30

O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, assumiu nesta terça-feira a liderança da classe RS:X da Semana Pré-Olímpica de Weymouth, evento teste da raia que vai receber as provas de vela das Olimpíadas de 2012, em Londres. É também a final da Copa do Mundo da Isaf (Federação Internacional de Vela), circuito que reúne os principais eventos da temporada.

Após o 9º lugar no Mundial, disputado também em Weymouth, que terminou na semana passada, o velejador carioca encontrou ventos mais fortes, de cerca de 20 nós, com rajadas chegando a 30 nós, e está dominando a competição. Com uma vitória e um segundo lugar nas duas prova do dia, Bimba agora tem oito pontos perdidos, seis a menos que o segundo colocado, o português João Rodrigues - que costuma treinar com brasileiro em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro.

Outro brasileiro que está entre os dez primeiro é Bruno Fontes, na classe Laser. Ele caiu do sexto lugar no primeiro dia de competição para o oitavo após quatro regatas. Nesta terça, fez 14º e um 3º lugar. "Foi um dia muito desgastante, já que o vento forte exigiu muito nas duas regatas que duraram 1h10min cada", destacou Bruno.

Por causa das condições difíceis, as classes 49er (sem representantes brasileiros) e o Match Race feminino (em Juliana Senft venceu duas regatas e perdeu uma no primeiro dia) não foram para a água. Nas demais classes, Patrícia Freitas é a 15ª na RS:X feminina.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Fernanda Oliveira veleja com nova proeira, Ana Barbachan, e ainda se adapta à parceria: fez um 14º e um 13º no dia e ocupa a 18ª posição geral. Adriana Kostiw, na Laser Radial, foi 7ª na primeira regata e não competiu na segunda, caindo para 22ª na classificação geral.

No 470 masculino, o Brasil tem duas tripulações nas águas britânicas. Membros da seleção brasileira, Fábio Pillar e seu novo proeiro, Gustavo Thiessen, estão em 48º. Rique Wanderley e Bernardo Arndt estão em 32º.