Topo

Brasileiro Jorge Zarif confirma título mundial da classe Finn

Do UOL, em São Paulo

31/08/2013 11h29

O Brasil voltou a ter um campeão mundial de vela olímpica. O paulistano Jorginho Zarif confirmou neste sábado o título da Finn Gold Cup, o mundial da classe Finn, que foi disputado na cidade de Talin, na Estônia. Os últimos brasileiros a conquistar o feito tinham sido Robert Scheidt e Bruno Prada, no ano passado, no Mundial da Classe Star, que deixou o programa olímpico.

Filho do velejador olímpico Guga Zarif, que participou das Olimpíadas de Los Angeles-84 e Seul-88, Jorginho chegou ao último dia da disputa com 19 pontos de vantagem sobre o rival britânico Edward Wright. Para confirmar a conquista, só precisava completar a Medal Race desta manhã, que reunia os dez melhores velejadores do campeonato. Sem se arriscar, ele terminou em nono lugar.

O título de Zarif também devolve, ao país, um lugar entre os campeões mundiais de vela olímpica. Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram o Mundial da Star, na França, em 2012, mas, desde então, a classe deixou o programa olímpico. Hoje, Scheidt compete na classe Laser e Prada é rival (e companheiro de treinos) do novo campeão na Finn.

A conquista representou um recorde para Zarif: ele se tornou o primeiro velejador a conquistar os mundiais Júnior e Aberto no mesmo ano. O atleta venceu a Finn Silver Cup em julho. Ano passado, ele esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, mas, com o joelho seriamente lesionado, ficou apenas na 20ª posição.

A última vez que um velejador brasileiro levou o ouro na Finn Gold Cup foi em 1972, quando Jörg Bruder completou seu tricampeonato mundial. O velejador de origem alemã venceu o torneio em 1970, 1971 e 1972 - e ainda foi vice-campeão em 1966 e 1969 e garantiu uma terceira colocação em 1968. Em 1977, outro atleta brasileiro, Carlos Biekarck, ficou em terceiro lugar.

Campeão mundial aos 20, Jorginho cita técnico, pai e "adversário"

  •  

    Agora é oficial. Aos 20 anos, Jorginho Zarif faz história na vela ao conquistar o título mundial da classe Finn, o barco dos velejadores pesos-pesados. Jorginho terminou o dia ontem com 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e só precisava completar a Medal Race, e foi isso que ele fez. Calmamente, cruzou a linha de chegada em penúltimo lugar e garantiu um título histórico.

    Histórico por várias razões. Primeiro porque, aos 20 anos, ele compete ainda na categoria júnior, e mesmo assim venceu todos os veteranos. Na realidade, ele hoje conquistou dois títulos, o Júnior e o Geral. Histórico também porque o último título mundial brasileiro da Finn foi conquistado há mais de 40 anos, pelo lendário Jorge Bruder (aliás, meu ídolo pessoal na Vela). Tem mais. Um título conquistado por antecipação e "cozinhado" desde 2004, quando Jorginho viu seu pai vencer uma regata na Finn Gold Cup no Brasil e decidiu: "é isso que eu quero fazer da minha vida". Histórico porque nenhum franguinho de 20 anos tem chance contra os pesos-pesados da Finn. Mas Jorginho deixou tudo isso pra trás.

     

  • LEIA O POST COMPLETO NO BLOG SOBRE AS ÁGUAS, DE ANTÔNIO ALONSO JÚNIOR