Topo

Mulheres brilham e Brasil tem quatro entre líderes do Mundial de Vela

Ana Barbachan e Fernanda Oliveira competem pela classe 470 nos Jogos de Londres - AFP PHOTO/William WEST
Ana Barbachan e Fernanda Oliveira competem pela classe 470 nos Jogos de Londres Imagem: AFP PHOTO/William WEST

Do UOL, em São Paulo

14/09/2014 15h13

O dia foi das mulheres brasileiras no Mundial de Vela de Santander, na Espanha. A medalhista olímpica Fernanda Oliveira, ao lado de Ana Barbachan, estreou em segundo lugar na 470 feminina e a windsurfista Patricia Freitas subiu para a terceira colocação na classe RS:X.

Em nono lugar no ranking mundial, Fernanda e Ana tiveram um bom primeiro dia, apesar dos ventos inconstantes. Elas venceram uma regata do dia e ficaram em terceiro lugar na outra, somando quatro pontos. A dupla da França, Maelenn Lemaitre e Aloise Retornazque, está em primeiro lugar, com três pontos. Em quarto lugar no ranking mundial, as também brasileiras Renata Decnop e Isabel Swan estão em 30º lugar, com 31 pontos.

Já Patrícia Freitas subiu do 11º para o terceiro lugar, com 16 pontos perdidos. Nas cinco regatas que disputou até agora, a brasileira terminou sempre entre as dez primeiras. Neste sábado, fechou o dia com um segundo e um terceiro lugares. A líder é francesa Carline Pichon, com seis pontos (já incluindo um descarte).

O bom desempenho serviu para amenizar o dia ruim dos homens. Robert Scheidt era o líder da classe Laser, mas caiu para a quarta posição, após ser eliminado na única regata do dia. Bruno Fontes também caiu, da quarta para a quinta posição, após um 34º lugar no dia – que foi descartado. A liderança é do holandês Nicholas Heiner, o terceiro líder da classe em três dias de competição. Na segunda-feira, os velejadores da classe folgam.

Na prancha a vela masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, também não foi bem. Ele caiu para a 15ª posição, após um 14º e um 12º lugar – o polonês Piotr Myszka é o primeiro colocado.