UOL Esporte Vela
 
22/09/2008 - 12h51

Mãe de Torben e Lars, Ingrid Schmidt Grael morre aos 70 anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A matriarca da família de maior sucesso do esporte olímpico brasileiro morreu na manhã desta segunda-feira. Ingrid Schmidt Grael, mãe de Torben, cinco medalhas olímpicas, e Lars, duas vezes medalhista, foi vítima de câncer.

Aos 70 anos, ela estava internada no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e há um ano convivia com problemas causados pela doença. O enterro será nesta segunda, às 17 horas, no Cemitério Parque da Colina, no Alto de Pendotiba, em Niterói.

A vida de Ingrid foi sempre ligada ao esporte. Ela foi campeã de tênis na juventude. Seu pai, Preben Schmidt, foi um dos pioneiros da vela no país e iniciou todos os seus filhos na modalidade. Os gêmeos Erik e Axel, irmãos de Ingrid e tios da dupla de medalhistas olímpicos, por exemplo, foram os primeiros brasileiros campeões mundiais da vela, em 1961, na classe Snipe.

Ingrid também era famosa pela beleza. Em 1955, foi eleita miss-Rio de Janeiro. Em 2005, foi a madrinha do Brasil 1, barco brasileiro que deu a volta ao mundo e terminou a Volvo Ocean Race na terceira posição.

Por causa dos filhos, ela costumava brincar que era a maior mãe do esporte olímpico brasileiro. Torben Grael, de 48 anos, é o maior medalhista olímpico do país e velejador com o maior número de medalhas do planeta: ele tem dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004), uma prata (Los Angeles-1984) e dois bronzes (Seul-1988 e Sydney-2000).

Lars, 44 anos, é o mais novo dos três filhos de Ingrid - Axel, que não seguiu o rumo dos irmãos velejadores é o mais velho. Ele conquistou duas medalhas de bronze olímpicas, em Seul-1988 e Atlanta-1996. Em 1998, sofreu um acidente e teve de amputar a perna direita. Foi secretário de Esportes em São Paulo e trabalhou no Ministério dos Esportes em Brasília. Hoje, voltou a velejar e foi vice-campeão mundial da classe Mini-Maxi, regra ORC, comandando uma tripulação de deficientes físicos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host