Topo

Esporte


Abertura da Indy em 2011 será nos EUA; SP terá prova no dia 1º de maio

Thiago Bernardes/UOL
Etapa de São Paulo nas ruas do Anhembi não vai mais abrir o calendário da Indy Imagem: Thiago Bernardes/UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/09/2010 13h58

A Fórmula Indy divulgou nesta sexta-feira o calendário para a temporada de 2011, com a manutenção do número de 17 etapas. A corrida nas ruas de São Paulo, que neste ano abriu o campeonato, será a quarta prova, a ser realizada no feriado do dia 1º de maio.

CALENDÁRIO DA INDY EM 2011

27/03
São Petersburgo (EUA)
Rua
10/04
Birmingham (EUA)
Misto
17/04
Long Beach (EUA)
Rua
01/05
São Paulo (BRA)
Rua
29/05
Indianápolis 500
Oval
11/06
Texas (EUA)*
Oval
19/06
Milwaukee (EUA)
Oval
25/06
Iowa (EUA)
Oval
10/07
Toronto (CAN)
Rua
24/07
Edmonton (CAN)
Misto
07/08
Mid-Ohio (EUA)
Misto
14/08
New Hampshire (EUA)
Oval
28/08
Sonoma (EUA)
Misto
04/09
Baltimore (EUA)
Rua
18/09
Motegi (JAP)
Oval
02/10
Kentucky (EUA)
Oval
A definir
Las Vegas ou Fontana
* Rodada dupla

A abertura será no circuito de rua de São Petersburgo, na Flórida, dia 27 de março. Antes da prova paulistana, haverá corridas no Barber Motorposrt Park de Birmingham e nas ruas de Long Beach. As 500 Milhas de Indianápolis estão marcadas para o dia 29 de maio, etapa seguinte à de São Paulo.

Apesar de ter 17 etapas anunciadas, a temporada de 2011 da Indy terá 18 corridas, já que o circuito oval do Texas terá rodada dupla no dia 11 de junho.

O calendário foi divulgado com uma lacuna, já que a prova de encerramento não tem data nem local definido. O mais provável é que aconteça em Las Vegas ou em Fontana, ambos circuitos ovais que ainda negociam acordo com a Indy. O que se sabe é que será depois do dia 2 de outubro, data da penúltima prova em Kentucky.

Além desta etapa ainda sem definição, há outras três novidades no calendário de 2011. As etapas de Milwaukee e New Hampshire voltam ao campeonato, e a pista nas ruas de Baltimore fará a sua estreia na categoria.

Assim, outras quatro etapas foram excluídas da temporada do ano que vem: os três ovais de Kansas, Chicago e Homestead, além do circuito misto de Watkins Glen.

“Foi importante para a Indy continuar a promover um equilíbrio entre circuitos ovais e mistos, mantendo a nossa proposta de ter a programação de pistas mais variada no mundo”, declarou o chefe da categoria Randy Bernard.

“Queremos ter os melhores pilotos do mundo, e é importante que o nosso calendário tenha verdadeiros desafios ao longo de ovais curtos, circuitos mistos, temporários e de rua”, completou o dirigente.

O piloto brasileiro Tony Kanaan concordou: "Acho que foi uma grande divisão da Fórmula Indy, buscando um equilíbrio entre circuito misto e oval e variando com a característica deles".

"Certamente, a grande alegria é ver a etapa do Brasil se consolidando. Ano que vem, será no dia do trabalho no Brasil, então, nada mais justo do que ir para o nosso 'escritório'. Enfim, o calendário está bem diversificado e acredito que será um grande temporada", finalizou o piloto da Andretti Autosport.

Mais Esporte