Topo

Stock Car lança game oficial com cara de simulador e interação com pilotos

Game oficial da Stock Car foi desenvolvido com o apoio de pilotos e equipes - Divulgação
Game oficial da Stock Car foi desenvolvido com o apoio de pilotos e equipes Imagem: Divulgação

Rafael Krieger

Em São Paulo

03/08/2011 07h01

Com a ajuda das equipes e palpites dos próprios pilotos, um estúdio de Londrina desenvolveu o Game Stock Car, jogo oficial da categoria que já está sendo vendido pela internet e deve chegar às lojas no dia 25 de agosto.

A apresentação do DVD será no próximo domingo, durante a Corrida do Milhão em Interlagos. O jogo roda apenas em PC, mas tem todas as características de um simulador de prova. Na verdade, ele foi idealizado para isso, e já vem sendo usado com essa finalidade pelos pilotos profissionais.

CONFIRA O VÍDEO DEMONSTRATIVO DO GAME DA STOCK CAR

“O jogo nasceu como um simulador profissional. Depois que ele ganhou uma dimensão maior para ser um game. Os pilotos foram os maiores entusiastas do projeto. Inclusive, quem comprar o game tem grande chance de cruzar com os pilotos nas corridas online”, destacou Renato Simioni, coordenador da Reiza Studios, desenvolvedora do projeto.

O game oficial da Stock Car foi feito com a ajuda das equipes e da JL, empresa fabricante dos carros da categoria, que passou todos os dados técnicos a fim de aprimorar o realismo. Os gráficos são fiéis à realidade, e o jogo tem todas as características de um verdadeiro simulador.

Os patrocinadores, os nomes das equipes, as cores dos carros e os nomes dos outros participantes são os mesmos da Stock Car, assim como as paisagens dos circuitos e as suas características.

Por outro lado, nenhum piloto teve sua imagem reproduzida. Nem a luva do macacão aparece no volante, que se mexe sozinho ao comando do teclado. O máximo que aparece é um capacete no lado de dentro, quando o carro é visto de frente.

 

Seria um processo a mais em termos de aprovações. Deixar só o carro ficava mais adequado. Nessa versão, vai ficar só o carro mesmo. A tela acabou ficando tão cheia que a gente levou isso em consideração”, explicou Renato.

 

O caráter de simulador é reforçado pelas inúmeras especificações técnicas ao alcance do jogador mais avançado, fruto dos dados de telemetria fornecidos pela JL. Já os gráficos dos circuitos foram baseados em centenas de imagens obtidas nas viagens feitas pelos desenvolvedores por todo o Brasil acompanhando a categoria.

O jogo já estava disponível para download desde o dia 20 de julho no site www.game-stockcar.com.br. As informações acima foram obtidas na demonstração de 30 minutos do arquivo disponível no site. Para ter acesso à versão completa do jogo, o usuário deve desembolsar a quantia de US$ 29,90. O DVD vendido nas lojas será comercializado a R$ 49,90.

GAME DA STOCK CAR FAZ HOMENAGEM A PILOTO MORTO EM INTERLAGOS

Gustavo Sondermann, piloto morto em acidente na etapa de Interlagos da Copa Montana no dia 4 de abril, está no jogo. É dele o carro número 4 da Gramacho Competições, na Stock Car V8. O companheiro virtual de Sondermann é Cristiano Fitzgerald: Christian Fittipaldi não autorizou o uso do seu nome.

Sondermann foi mantido porque o jogo corresponde à temporada de 2010 da Stock Car. Neste ano, ele correu apenas na Copa Montana, até o fatídico acidente da Curva do Café.

"A gente teve a aprovação dos pilotos algumas semanas antes de ele falecer. A gente resolveu deixá-lo no game, como uma forma de manter o nome dele em circulação", comentou Renato Simioni.