Topo

Esporte

Barrichello fecha acordo com equipe de Kanaan para correr na Indy em 2012

Benito Santos/Mpteam
Rubens Barrichello durante seu teste na Fórmula Indy: acordo confirmado com a KV Imagem: Benito Santos/Mpteam

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

01/03/2012 12h03

Mesmo ficando sem vaga na Fórmula 1 após disputar a categoria por 19 anos seguidos, Rubens Barrichello não vai ficar a pé em 2012. Depois de uma série de testes na equipe de Tony Kanaan e muita expectativa, o piloto de 39 anos confirmou oficialmente nesta quinta-feira que vai competir com a KV Racing na temporada de 2012 da Fórmula Indy.

O CARRO PRINCIPAL DA KV

  • AFP PHOTO/Vanessa CARVALHO

    Barrichello e Kanaan usarão carros de diferentes cores na temporada 2012, entre eles este azul

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na capital paulista e encerrou uma espera de quase um mês e meio de indefinição quanto ao futuro de Barrichello, que em janeiro perdeu a vaga na Williams para o brasileiro Bruno Senna.

Depois de confirmar sua saída da Fórmula 1, Barrichello aceitou o convite do amigo Tony Kanaan e fez quatro dias de testes com a KV Racing nos Estados Unidos.

Apesar de ter aprovado a experiência, Barrichello precisou de quase um mês para conversar com a família, convencer a mulher Silvana com a ajuda dos dois filhos e definir os detalhes do contrato antes de finalmente anunciar o seu novo desafio.

"Eu queria dizer que essa nova fase da minha vida é uma fase muito feliz, e é uma coisa que não era esperada. Do fundo do meu coração, quando o Tony me convidou, eu fui com a cabeça aberta, tentando me divertir. Eu não tinha em mente o que viria a acontecer nas próximas 10 voltas", descreveu Rubinho na coletiva desta quinta. "Foi um sentimento único. É um carro muito diferente, ao qual eu me adaptei rápido. E com o carinho da equipe, com o respeito de todos, e com o Tony, que é a razão de eu estar fazendo isso, as coisas começaram a tomar um rumo diferente, e no final daquele dia mesmo [primeiro dia de teste] eu recebi convite para ser piloto da KV".

SIGA RUBINHO NO TESTE DE SONOMA

Barrichello é o 12º piloto brasileiro a migrar da Fórmula 1 para a Fórmula Indy, seguindo o caminho dos campeões mundiais Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Em 19 temporadas na principal categoria do automobilismo, Rubinho conseguiu 11 vitórias, 14 pole positions e dois vice-campeonatos (em 2002 e 2004).

Na Fórmula Indy, Barrichello vai se juntar a uma equipe que ainda busca seu espaço entre as maiores. A KV Racing, chefiada pelo ex-piloto Jimmy Vasser, conseguiu apenas uma vitória em sua história na Indy, conquistada por Will Power na etapa de Long Beach em 2008, ano em que o time veio da ChampCar para a unificação com a IndyCar.

Além de Rubinho e Kannan, que acaba de renovar por dois anos, a KV ainda contará em 2012 com o venezuelano Ernesto Viso, anunciado pelo time na última segunda-feira.

Se nas pistas a tendência é ser superado pelos pilotos da Penske, Ganassi e Andretti, Barrichello ao menos pode ter certeza de uma coisa: ele será a sensação da categoria. A Fórmula Indy aguardava com ansiedade pelo anúncio de Rubinho, descrito pelo chefe da categoria, Randy Bernard, como “um grande campeão”.

PERFIL DA KV RACING

Ano de estreia: 2003
Pilotos: Ernesto Viso (VEN) e Tony Kanaan (BRA)
Chefes de equipe: Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven
Vitórias na Indy: 1 (2008)

Rubinho empolgou também o seu novo chefe, Jimmy Vasser, ainda durante os testes: “Precisamos dar um jeito de continuar com ele”, disse à época. Atual campeão da Indy, Dario Franchitti foi outro que aprovou a chegada de Barrichello: “Ele será ótimo para a categoria. Vai levantar o nível de concorrência novamente”.

A estreia de Barrrichello em uma corrida oficial de Fórmula Indy será no dia 25 de março, no Grande Prêmio de St. Petersburgo. A torcida paulistana terá a oportunidade de conferir de perto a atuação de Rubinho na São Paulo Indy 300, marcada para o dia 29 de abril. 

Rubens Barrichello
Rubens Barrichello
#dev_albumEmbed010('tagalbum','8926')

RUBINHO MOSTRA NOVAS CORES DA INDY E PEDE APOIO DA TORCIDA

Mais Esporte