Topo

Perto da estreia na Indy, Rubinho inicia "carreira paralela" na Stock Car e se reaproxima da Globo

Rubens Barrichello conversa com Tuka Rocha e Galid Osman, pilotos da BMC Racing - Miguel Costa Jr/Divulgação
Rubens Barrichello conversa com Tuka Rocha e Galid Osman, pilotos da BMC Racing Imagem: Miguel Costa Jr/Divulgação

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 06h00

A temporada 2012 será cheia de novidades para Rubens Barrichello. Além de passar a competir na Fórmula Indy depois de 19 anos correndo na Fórmula 1, o piloto brasileiro dará início a uma carreira fora das pistas: nesta semana, Rubinho foi anunciado como Consultor Técnico da BMC Racing, equipe da Stock Car.

APELO

  • Vanessa Carvalho/AFP

    Após fechar com a Indy, transmitida pela Band, Rubens Barrichello concedeu entrevista a Tiago Leifert durante o Globo Esporte e brincou: “Não me deixa, não. Me mostra de vez em quando”.

Experiente, Barrichello já trocou as primeiras palavras com Tuka Rocka – melhor estreante do último campeonato da Stock Car – e com Galid Osman, pilotos da equipe com quem trabalhará e que tem o mesmo patrocínio que o veterano carregará em corridas internacionais da Indy. No entanto, a parceria será boa também para Rubinho, que voltará a se aproximar da Rede Globo.

Ao fechar com a Indy, que é transmitida no Brasil pela Bandeirantes, Barrichello brincou com Tiago Leifert, apresentador da Globo, dizendo “Não me deixa, não. Me mostra de vez em quando”.

Agora, com a Stock Car – campeonato exibido pela Globo – Barrichello tem a chance de se manter em exposição na principal emissora do país, que já até usa o piloto brasileiro como chamada para o Esporte Espetacular que irá ao ar no próximo domingo.

O cargo de Consultor Técnico marcará também a estreia de Rubinho em uma função fora das pistas. No entanto, aos 39 anos de idade, o brasileiro ainda nem pensa em se aposentar e assumir definitivamente a função de dirigente.

“A verdade é que não penso em parar de correr, então, não dá para falar disso. Essa experiência como consultor técnico será uma novidade para mim na Stock Car. Minha experiência com a BMC Racing será ajudar ao máximo o Tuka e o Galid para que eles possam colher bons resultados neste ano, mas sigo com meu foco total na temporada da Indy”, disse Barrichello, em entrevista ao UOL Esporte.

Motivado para estrear na Indy, o piloto brasileiro elogiou o momento da Stock Car, mas ainda não pensa em trocar as pistas americanas pelas brasileiras.

“A Stock Car passa por um grande momento, mas não fiz nem minha primeira prova de Indy ainda, e estou curtindo a nova fase na Indy. Hoje me vejo focado nos carros de Fórmula”, completou o piloto.

Barrichello fará sua estreia na Indy no domingo, às 14h30, quando a temporada da categoria se iniciará em São Petesburgo (EUA). No mesmo dia, às 9h, o campeonato da Stock Car terá seu início no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

BMC RACING SE EMPOLGA COM A CONTRATAÇÃO DE RUBENS BARRICHELLO

Maurício Ferreira, chefe de equipe da BMC Racing: “A experiência de quase duas décadas na F1 ajuda muito em qualquer categoria do automobilismo, ainda mais na Stock Car, em que cada décimo de segundo é importante. Nosso carro tem um comportamento parecido com um fórmula, então há muitos ajustes em que as dicas de Rubens serão valiosas”.
Tuka Rocha, piloto da BMC Racing: “O Rubinho está super interessado. Hoje mesmo, na apresentação oficial dos carros, ele já me perguntou muita coisa sobre o Stock Car. Com certeza esta ajuda será fundamental para o progresso de nossa equipe”.
Galid Osman, piloto da BMC Racing: “Para um estreante como eu, toda ajuda é fundamental, ainda mais vinda de uma pessoa tão experiente como o Rubinho”.