Topo

Barrichello não passa da primeira fase e larga em 13º em sua estreia na F-Indy

Rubens Barrichello participa dos treinos para seu primeiro GP da Fórmula Indy - Chris Trotman/Getty Images/AFP
Rubens Barrichello participa dos treinos para seu primeiro GP da Fórmula Indy Imagem: Chris Trotman/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2012 15h54

O piloto brasileiro Rubens Barrichello largará na 13ª posição em sua estreia na Fórmula Indy. O veterano da F-1, de 39 anos, participou neste sábado de seu primeiro treino qualificatório na nova categoria, e não passou da primeira fase. Will Power vai sair na frente, com Helio Castroneves como melhor brasileiro, em quinto.

Em São Petersburgo para a abertura da temporada de 2012 da Indy, Barrichello melhorou o desempenho em relação aos treinos livres e ficou muito próximo de avançar para a fase seguinte nos treinos. Ele fez o 14º tempo, mas ganhou um posto devido a punição a Simon Pagenaud, que trocou seu motor e perdeu dez posições.

Helio Castroneves, no grupo 1, fez o melhor tempo nos primeiros minutos de sessão, com 1min01s9518 pela Penske e avançou.

No segundo grupo, Rubens Barrichello, da equipe KV, vinha de apenas posições no fim da tabela nos treinos livres. Ele, no entanto, melhorou bastante sua performance e, com o sétimo tempo (1min02s2009), ficou a apenas uma posição de avançar à segunda fase.

"Nós, infelizmente, perdemos a sessão de sexta de manhã, e ainda estou aprendendo o circuito, enquanto o resto do pessoal está subindo rapidamente”, comentou Rubinho, duro consigo mesmo. “Eu nunca posso estar satisfeito com 13º ou 14º, temos que definir metas, meus objetivos são elevados. De qualquer forma, fiz menos de 50 voltas nesta pista até agora, então, tenho que estar feliz com isso. Estou animado para a corrida.”

A corrida acontece neste domingo às 13h30 (de Brasília, com transmissão da TV Bandeirantes).

A briga pela pole

Na segunda fase dos treinos, o brasileiro Helio Castroneves acabou tocando o muro e teve seu desempenho prejudicado, apesar do sexto tempo - James Hinchcliffe liderou.

A posição o colocou como último entre os seis que passam à disputa da pole, junto a dois companheiros de Penske, e a equipe teve de trabalhar rapidamente para coloca-lo de volta à pista após o toque. Já o compatriota Tony Kanaan fez o nono tempo, uma posição à frente de Dario Franchitti, o atual campeão - Kanaan também foi favorecido pela punição a Pagenaud e vai largar em oitavo.

Os últimos dez minutos em São Petersburgo definiram a pole position. Helio Castroneves conseguiu ir à disputa, mas quem se deu melhor foi Will Power, com ampla superioridade.

O piloto cravou a marca de 1min01s3721, ficando com vantagem de 0s1636 em relação ao segundo colocado, Ryan Briscoe. Ryan Hunter-Reay sai em terceiro. Helio Castroneves não passou da quinta colocação.

*Atualizada às 19h10.

LEIA MAIS SOBRE RUBENS BARRICHELLO NA INDY

A temporada 2012 será cheia de novidades para Rubens Barrichello. Além de competir na Indy depois de 19 anos correndo na Fórmula 1, o brasileiro dará início a uma carreira fora das pistas: nesta semana, Rubinho foi anunciado como Consultor Técnico da BMC Racing, equipe da Stock Car. Assim, o veterano brasileiro aproveita para se reaproximar da Rede Globo.