Topo

Esporte

Rali Dakar 2013 passará a quase 5 mil m de altitude, ponto mais alto da história da prova

EFE
Rali Dakar passará a 4.970 m acima do mar em 2013 Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

11/10/2012 15h07

O Rali Dakar terá novidades na edição 2013, que começa no próximo dia 5 de janeiro. Além da largada, pela primeira vez, ocorrer no Peru, os pilotos passarão pelo ponto mais alto dos 30 anos de história da prova: 4.970 m acima do nível do mar, na cidade peruana de Arequipa, nos Andes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira.

A passagem do rali pelo local foi escolhida durante a decisão da rota da primeira etapa da prova, que terá largada na cidade de Chorrillos. Serão 13 mil km de rali, que passará por Chile e Argentina, além do Peru. Cerca de 450 veículos, entre carros, motos, caminhões e quadriciclos, participarão da prova.

Segundo os organizadores do rali, depois de Chorillos, os pilotos seguem para Pisco, depois Nasca, até chegar aos quase 5 mil m de altitude em Arequipa. De lá, partem para Tacna, antes de entrar no Chile, no dia 8 de janeiro. Depois de passagem pela Argentina, o Dakar 2013 deve terminar no dia 20 do mesmo mês, em Santiago, capital chilena.

O sucesso do rali no Peru pode ser medido pelo público que acompanhou a prova em 2012. Durante a passagem dos veículos pelo país, mais de 1,5 milhões de pessoas acompanharam pelas ruas e pela televisão. 

Mais Esporte