Topo

Nelsinho Piquet é impedido pela FIA de competir na Fórmula 3

Piquet pretendia correr etapa da F-3, mas FIA destacou que categoria é somente para iniciantes - Charles Coates/Getty Images Sport
Piquet pretendia correr etapa da F-3, mas FIA destacou que categoria é somente para iniciantes Imagem: Charles Coates/Getty Images Sport

Do UOL, em São Paulo

12/05/2016 08h14

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vetou a inscrição do piloto Nelsinho Piquet na Fórmula 3 Europeia. O brasileiro de 30 anos anunciou no início da semana que participaria de uma prova da categoria, na França. No entanto, em comunicado oficial, a FIA destacou que a F-3 é destinada apenas a pilotos iniciantes.

Nelsinho Piquet já foi piloto da Fórmula 1 (2008 e 2009), tendo também participações na Nascar.

Além do fato de não ser iniciante no automobilismo, Nelsinho se sagrou campeão no ano passado da Fórmula E, composta por carros elétricos (não poluentes). A FIA defende que pilotos com títulos no "profissional" não podem competir numa categoria de base.

“A FIA tem feito grandes esforços nos últimos 12 meses para estabelecer um campeonato como uma das principais categorias de acesso à Fórmula 1”. “Não é permitido campeão disputando título”.

Apesar do veto, a FIA enalteceu a vontade de Nelsinho em conduzir um monoposto na Fórmula 3.

“Não podemos negar a satisfação em ter um piloto com talento de Nelson Piquet Jr com a intenção de participar de uma prova da F-3 Europeia, mas não podemos perder o espírito de disputa da competição, que é o principal degrau antes da Fórmula 1”.

“Por isso, decidimos não aceitar o pedido da Carlin [equipe que Nelsinho queria representar na F-3]”.