Topo

Consciente, Pietro Fittipaldi deixa a UTI depois de cirurgia nas pernas

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 12h13

A cirurgia nas duas pernas quebradas durante um acidente na Bélgica foi bem-sucedida e o piloto Pietro Fittipaldi deixou a UTI do hospital de Liege neste sábado, informa boletim médico da FIA. A perna esquerda sofreu uma fratura exposta e a direita uma fratura na altura do tornozelo e o rompimento de todos os ligamentos do joelho.

Apesar da gravidade, o garoto de 21 anos deixou a UTI consciente e descrevendo como ocorreu a batida, informa o boletim médico. “A perna esquerda, que sofreu uma fratura complexa, foi operada satisfatoriamente. Pietro estava completamente consciente ao sair da sala de cirurgia e apto a descrever o que havia acontecido com ele.”

O pai de Pietro, Gugu da Cruz, esteve com Pietro durante todo o tempo e acompanhará a recuperação do piloto. Pietro participava de um treino classificatório das 6 Horas de Spa-Francorchamps, etapa do Mundial de Endurance (WEC) que acontece neste sábado.

Ele perdeu o controle do carro na entrada da curva Eau Rouge e bateu e bateu nos pneus. Levado ao centro médico do circuito, logo transferido ao Centro Hospitalar Universitário de Liége. Segundo a direção da prova, ele permaneceu consciente em todos os momentos.

Uma das promessas do automobilismo brasileiro, Pietro assinou contrato com a equipe DragonSpeed para disputar duas corridas do Mundial de Endurance (WEC): as 6 Horas de Spa-Francorchamps (5 de maio, na Bélgica) e as 6 Horas de Fuji (21 de outubro, no Japão). Pietro ainda acertou para correr neste ano na Fórmula Indy, categoria na qual seu avô foi campeão em 1989. O acordo prevê a disputa de sete etapas com a equipe Dale Coyne, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis no próximo dia 27.

O piloto deve ficar ao menos oito semanas longe das pistas devido às lesões sofridas nas pernas. Além de perder a corrida em Spa, Pietro Fittipaldi também deve ficar longe das pistas da Indy até pelo menos a décima etapa, que acontece em 24 de junho.