Topo

Piloto de testes da Haas substitui Pietro Fittipaldi em rodada da Indy

Santino Ferrucci disputará duas corridas em Detroit; Dale Coye irá remanegar provas de Fittipaldi e Claman de Melo - Mark Thompson/Getty Images
Santino Ferrucci disputará duas corridas em Detroit; Dale Coye irá remanegar provas de Fittipaldi e Claman de Melo Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 18h21

O acidente sofrido por Pietro Fittipaldi em treino no Mundial de Endurance, em 4 de maio, acabou promovendo mudanças na escalação da Dale Coyne, sua equipe na Fórmula Indy. E quem se deu bem foi Santino Ferrucci, piloto de testes da Haas na Fórmula 1.

O contrato assinado no início da temporada previa que Pietro disputasse sete das 17 etapas da temporada com a Dale Coyne – entre elas, uma rodada dupla em Detroit, com corridas nos dias 2 e 3 de junho, e as 500 Milhas de Indianápolis. O canadense Zachary Claman de Melo correria as outras dez.

Com o acidente sofrido nos treinos para as Seis Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, Pietro ficou de fora não só das 500 Milhas, mas também da rodada dupla em Detroit. Claman de Melo seria o substituto, mas o contrato restringe sua participação na temporada a dez corridas com a Dale Coyne.

A solução da equipe foi buscar outro piloto para disputar as duas corridas em Detroit. E o escolhido foi Santino Ferrucci, norte-americano de 19 anos. Piloto da equipe Trident na Fórmula 2, ele é também piloto de testes e de desenvolvimento da Haas na Fórmula 1.

“É uma oportunidade fantástica para pilotar com a Dale Coyne em Detroit, especialmente porque eu estarei vindo de uma corrida de Fórmula 2 em Mônaco”, disse Ferrucci ao site da Dale Coyne. A etapa de Mônaco da F-2 acontece nos dias 25 e 26 de maio, enquanto a rodada dupla de Detroit na Indy está marcada para 2 e 3 de junho.

“O objetivo ainda é ser piloto de Fórmula 1, mas correr com a Fórmula Indy será algo especial. Estou ansioso. É uma pena que seja diante das circunstâncias das lesões de Pietro. Espero que ele se recupere logo e esteja de volta o quanto antes”, completou.

Claman de Melo vai correr com o carro de Fittipaldi em Indianápolis – e como não pode superar o limite de dez provas no ano, deve ser substituído pelo brasileiro na etapa do Texas, a nona do calendário. Embora tenha assinado para sete corridas, Pietro está confirmado por enquanto em quatro provas em 2018: Phoenix (foi 23º), Mid-Ohio (29 de julho), Portland (2 de setembro) e Sonoma (16 de setembro).