Topo

Prefeitura de SP suspende corridas de motos em Interlagos após mortes

Danilo Berto, 35 anos, morreu em um acidente no circuito de Interlagos, no aquecimento de uma prova do SuperBike - Acervo pessoal
Danilo Berto, 35 anos, morreu em um acidente no circuito de Interlagos, no aquecimento de uma prova do SuperBike Imagem: Acervo pessoal

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

29/05/2019 12h47

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje (29), por meio de um comunicado oficial, a suspensão de corridas de motos no autódromo de Interlagos pelos próximos 60 dias. A decisão foi tomada após as duas mortes em três corridas do SuperBike Brasil.

Também na manhã de hoje, a organização do SuperBike decidiu adiar a próxima etapa a temporada 2019, que estava inicialmente marcada para o dia 16 de junho. Em comunicado divulgado hoje (29), os organizadores disseram que pretendem fazer uma profunda reflexão e análise para aumentar a segurança dos pilotos.

O evento já havia sofrido com a suspensão do apoio de três montadoras envolvidas na competição. Honda, Yamaha e Kawasaki decidiram se retirar do evento até que novas medidas de segurança sejam providenciadas.

A temporada 2019 de SuperBike teve três corridas e duas mortes em Interlagos. Maurício Paludete e Danilo Berto sofreram acidentes fatais no autódromo.

Confira a nota divulgada pela Prefeitura de São Paulo:

A Prefeitura de São Paulo informa que, por conta do último e lamentável episódio ocorrido no Autódromo de Interlagos, no dia 26 de maio, que resultou na morte do piloto Danilo Berto, decidiu suspender preventivamente, por 60 dias, todos os eventos de motociclismo naquele local. Só serão permitidos eventos de passeio, com velocidade controlada e sem caráter competitivo.

A suspensão será mantida até que os promotores e organizadores dos eventos apresentem novas garantias de segurança, como vistorias em equipamentos e motos, certificação dos pilotos, medidas de resgates e relatório de bafômetro, entre outras exigências.

Após a fatalidade ocorrida anteriormente, no dia 14 de abril, o Autódromo já havia exigido dos organizadores - além das obrigações prévias de segurança, previstas no contrato e no padrão Federação Internacional de Motociclismo (FIM) - um Atestado de Responsabilidade Técnica (ART) assinado por um engenheiro responsável, avaliando a segurança da pista para cada prova.

Vale destacar que o Autódromo de Interlagos já recebeu, nos últimos 10 anos, cerca de 18 mil competidores e participantes dos eventos de motociclismo, num total de 300 etapas realizadas em 761 dias.