UOL Esporte Velocidade

01/04/2007 - 18h03

Castroneves vence GP de St. Petersburg da IRL

Da Redação
Em São Paulo
O brasileiro Hélio Castroneves não deu chance aos rivais e venceu neste sábado, praticamente de ponta a ponta, a etapa de St. Petersburg da IRL pelo segundo ano consecutivo.

O piloto da Penske aproveitou a pole position que caiu no seu colo após um acidente sofrido pelo compatriota Tony Kanaan e segurou o primeiro lugar durante 95 das 100 voltas.

AFP
Castroneves lidera 95 de 100 voltas para repetir vitória em St. Petersburg pela IRL
A segunda posição ficou com o norte-americano Scott Dixon, da Ganassi, que havia largado na quarta colocação. Já o brasileiro Tony Kanaan, sexto lugar no grid, terminou em terceiro com sua Andretti Green.

Na 35ª volta, em uma relargada após bandeira amarela, Castroneves disputou o primeiro lugar com Dan Wheldon e acabou tocando a Ganassi do adversário, que saiu da pista. Após a prova, o brasileiro ainda se mostrava confuso sobre o real motivo do pequeno acidente.

"Eu não sei o que aconteceu. Fiquei muito surpreso quando bati nele. Talvez tenha sido por causa do freio ou dos pneus frios. A minha equipe estava gritando 'verde, verde, verde' na minha cabeça e eu fui. Tudo aconteceu muito rápido".

Outro brasileiro que se envolveu em um acidente foi Tony Kanaan, mas, nesse caso, ele levou a pior. Logo na primeira volta, ele foi tocado pelo companheiro de equipe, Dario Franchiti, e girou na pista, sendo ultrapassado por diversos carros. Ao longo da prova, ele recuperou as posições perdidas até terminar no terceiro lugar.

"Não fiquei bravo com o Dario", afirmou Kanaan ao final da corrida. "Mas nós tivemos que recomeçar lá de trás. Isso foi péssimo".

Com o resultado, Hélio Castroneves chegou à terceira posição no campeonato de pilotos, com 75 pontos. Scott Dixon é o primeiro, com 80, seguido por Dan Wheldon, com 75. Tony Kanann tem 65 pontos e está na quarta colocação.

Veja os dez primeiros colocados no GP de St.Petersburg:

1 Hélio Castroneves - Penske
2 Scott Dixon - Ganassi
3 Tony Kanaan - Andretti-Green
4 Marco Andretti - Andretti-Green
5 Dario Franchitti - Andretti-Green
6 Tomas Scheckter - Vision
7 Sam Hornish Jr - Penske
8 Danica Patrick - Andretti-Green
9 Dan Wheldon - Ganassi
10 Buddy Rice - Dreyer & Reinbold

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host