UOL Esporte Velocidade
 
25/10/2009 - 12h50

Maurício vence em Curitiba e encosta na briga pelo título da Stock

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Ricardo Maurício foi o vencedor da primeira etapa dos playoffs decisivos da Stock Car. Com os 25 pontos do primeiro lugar, o atual campeão pulou da quinta para a segunda posição da tabela, oito pontos atrás do líder Cacá Bueno, terceiro neste domingo em Curitiba. Fora da disputa pelo título, Ricardo Sperafico foi o segundo.

  • Fernanda Freixosa/Divulgação

    Ricardinho largou da 14ª posição para conquistar a vitória na primeira etapa dos playoffs, em Curitiba

    A classificação do campeonato:
    1. Cacá Bueno, 251 pontos
    2. Ricardo Mauricio, 243
    3. Thiago Camilo, 235
    4. Átila Abreu 228
    5. Valdeno Brito, 223
    6. Marcos Gomes, 215
    7. Luciano Burti, 215
    8. Daniel Serra, 214
    9. Max Wilson, 213
    10. Allam Khodair, 212

O triunfo de Maurício estabeleceu um novo recorde na categoria: o piloto foi o nono vencedor diferente em nove corridas disputadas em 2009, algo inédito nas 31 temporadas disputadas até hoje.

Largando da 14ª posição, Maurício fez uma corrida brilhante para chegar à vitória em Curitiba. "Foi a melhor corrida da minha vida, com toda certeza", disse.

"Tivemos muitos problemas durante o fim de semana, principalmente com o fraco rendimento dos motores. Chegamos até a desanimar, mas depois foi importante a persistência e o trabalho da equipe. A estratégia de parada nos boxes apenas para reabastecimento também funcionou."

Partindo do meio do pelotão, Maurício começou bem, e depois de cinco voltas já estava em quinto. Pouco depois, ultrapassou Cacá Bueno e assumiu a quarta colocação. O piloto da equipe RC viu a vitória cair no seu colo após os três a sua frente terem problemas.

Depois de perder a posição para Khodair nos boxes, Zonta tentou a ultrapassagem e acabou tocando o rival, que saiu da pista, deixando Maurício em terceiro. Na 37ª volta, o então segundo colocado, Daniel Serra, teve de voltar aos boxes por causa de um pneu furado. Mais tarde, Zonta foi punido com um drive through por causa do toque em Khodair e o caminho ficou livre para Ricardo Maurício.

Entre os que ainda brigam pelo título, Thiago Camilo foi o quinto, com Átila Abreu em sétimo, à frente de Luciano Burti. Max Wilson perdeu o capô no meio da prova e terminou em 13°.

Três dos dez finalistas não pontuaram. Daniel Serra foi 18º, após sofrer com um pneu furado. Allam Khodair abandonou a três voltas do fim, quando era segundo e brigava pela vitória. Já o paraibano Valdeno Brito saiu logo na primeira volta, após ser tocado por Marcos Gomes, que terminou a prova em quarto, mas acabou punido pela direção de prova e ficou com o 16º lugar.

Agora, Cacá lidera com 251 pontos, oito a mais que o novo vice-líder, Ricardo Maurício. Thiago Camilo aparece em terceiro, com 235, sete à frente de Átila Abreu. Valdeno Brito é o quinto, seguido por Marcos Gomes e Luciano Burti. Max Wilson é nono, um ponto à frente de Daniel Serra.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host