Topo

Vôlei

Brasil vence Argentina e leva o ouro no vôlei dos Jogos Sul-Americanos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/03/2010 20h23

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Argentina por 3 sets a o (25-22, 25-17 e 25-15) e conquistou o ouro dos Jogos Sul-Americanos, disputados em Medellín, na Colômbia. Com o resultado desta segunda-feira, a equipe verde-amarela, formada por jogadoras com menos de 23 anos, foi campeã invicta.

Ao todo foram quatro vitórias, 12 sets vencidos e nenhum perdido. Na fase classificatória, o Brasil venceu Uruguai e Colômbia. Nas semifinais, a vítima foi o Peru. “O maior mérito deste grupo nestes Jogos Sul-Americanos foi a disciplina tática. Não nós conhecíamos e não treinamos o suficiente. Este grupo não é a melhor seleção sub-23 que o Brasil tem. Muitas das nossas jogadoras ainda estão disputando a Superliga. Mas esse grupo tem um excelente potencial”, afirmou o técnico Antonio Rizola.

A maior pontuadora da final foi a atacante Patrícia Bianchi, com 13 acertos. “Estou super feliz porque esta é a minha estreia com a camisa da seleção brasileira e também a primeira vez que participo de uma competição internacional”, disse a atacante, que na Superliga defendeu o Pauta/São José (SC).

Para Rizola, a maior vitória foi a descoberta de novos talentos. “É importante revelar novos nomes para o voleibol brasileiro. Patrícia, Andressa e Marjorie foram alguns desses jovens talentos. Outro grande destaque da equipe foi a Juliana. Ela foi fundamental na vitória sobre o Peru, na semifinal, e, nesta decisão, entrou muito bem”, disse o treinador.

Prêmios individuais
Além da medalha de ouro, a seleção brasileira saiu de Medellín com quatro prêmios individuais. A atacante Andressa Picussa foi eleita a melhor jogadora da competição. A capitã Rosane Maggioni ganhou o prêmio de melhor levantadora. A ponteira Samara Almeida foi o destaque na recepção, enquanto Juliana Nogueira foi a melhor no bloqueio.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!