Topo

Vôlei Futuro homenageia Wallace e usa camisa com protesto após racismo na Superliga

Técnico Cezar Douglas orienta o ponta Camejo no jogo entre Vôlei Futuro e Cruzeiro - Washington Alves/VIPCOMM
Técnico Cezar Douglas orienta o ponta Camejo no jogo entre Vôlei Futuro e Cruzeiro Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

03/03/2012 21h20

O ato racista contra o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, não foi deixado de lado na primeira rodada depois do ocorrido. Neste sábado, o time do Vôlei Futuro, em partida justamente contra o time mineiro, entrou em quadra com uma camiseta preta com os dizeres "VF Contra a Discriminação". Além disso, a camiseta de todos os jogadores tem o nome de Wallace escrito.

"Eu não consigo entender como uma coisa dessas acontece ainda atualmente. É um fato triste. Espero que o jogo seja uma grande festa, para nós, para os torcedores", afirmou o levantador Ricardinho, do time de Araçatuba, em entrevista ao Sportv.

Na última quarta-feira, durante o duelo entre Vivo/Minas e Cruzeiro, uma torcedora xingou Wallace de "macaco", o que causou protestos e reclamações. O caso deve ser encaminhado para o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na próxima semana, e o órgão pode até mesmo multar o Minas pelos acontecimentos.

Em 2011, justamente Vôlei Futuro e Sada Cruzeiro estiveram envolvidos em uma polêmica semelhante. Durante uma partida da semifinal da Superliga, a torcida do time mineiro xingou o central Michael, dos paulistas, de "bicha". No jogo seguinte, o time de Araçatuba protestou e todos os jogadores, em uma atitude semelhante à deste sábado, usaram uma camiseta rosa protestando contra a homofobia.

Em sua página no Twitter, o central Gustavo Endres, da seleção brasileira e da Cimed/Sky, elogiou a atitude da equipe do interior de São Paulo. "To impressionado com a coragem do @VFuturo em renunciar aos patrocinadores,na camisa,em prol da discriminação. EXEMPLAR.PARABÉNS MESMO!!!", escreveu o jogador.

Apesar da homenagem, o jogo, em si, foi bastante tenso, principalmente com provocações da torcida local ao oposto Lorena, do Vôlei Futuro, que acabou como maior pontuador ao marcar 28 pontos. Mesmo assim, o time visitante acabou derrotado por 3 sets a 1, parciais de 24-26, 26-24, 25-23 e 25-23. O resultado colocou o Sada Cruzeiro novamente na liderança da Superliga, com 44 pontos. Já o time paulista caiu para o segundo lugar, com 43. 

*Atualizado às 23h50

WALLACE SOUZA É VÍTIMA DE RACISMO EM CLÁSSICO DA SUPERLIGA; VEJA